Busca avançada
Ano de início
Entree

Potenciais evocados auditivos de tronco encefálico e de longa latência em crianças com transtornos do espectro do autismo

Processo: 15/13239-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2015
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Carla Gentile Matas
Beneficiário:Mariana Keiko Kamita
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Transtorno autístico   Transtorno do espectro autista   Sistema nervoso central   Potencial evocado

Resumo

Tema: avaliação das respostas do sistema auditivo central de crianças com transtornos do espectro autismo. Objetivos: caracterizar o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) com estímulos clique e fala e o Potencial Evocado Auditivo de Longa Latência com estímulo tone burst e de fala, de indivíduos com autismo e com limiares auditivos dentro da normalidade. Metodologia: participarão do estudo 30 indivíduos na faixa etária de cinco a 12 anos, de ambos os sexos, sendo 15 do grupo de estudo e 15 do grupo controle. Os procedimentos realizados serão: anamnese, meatoscopia, avaliação eletroacústica da audição, audiometria tonal, logoaudiometria, potencial evocado auditivo de longa latência com estímulo tone burst e de fala, potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE) com estímulo clique e de fala. Todos os exames serão realizados no Centro de Docência e Pesquisa do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIANA KEIKO KAMITA; LILIANE APARECIDA FAGUNDES SILVA; FERNANDA CRISTINA LEITE MAGLIARO; REBECA YUKO COUTO KAWAI; FERNANDA DREUX MIRANDA FERNANDES; CARLA GENTILE MATAS. Brainstem auditory evoked potentials in children with autism spectrum disorder. Jornal de Pediatria, v. 96, n. 3, p. 386-392, Jun. 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KAMITA, Mariana Keiko. Potenciais evocados auditivos de tronco encefálico e de longa latência em crianças com tronstornos do espectro do autismo. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.