Busca avançada
Ano de início
Entree

Grupos genéticos na eficiência de seleção de bovinos de corte compostos (Bos Taurus x Bos indicus)

Processo: 10/14118-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Pesquisador responsável:Gerson Barreto Mourão
Beneficiário:Juliana Petrini
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Melhoramento genético animal   Bovinos de corte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aditividade | Grupos genéticos | heterozigose | melhoramento | Paternidade Incerta | reprodutor múltiplo | Estatística Genética

Resumo

O agrupamento genético é uma metodologia que permite a inclusão de animais com paternidade incerta nas avaliações genéticas. Contudo, a definição dos grupos genéticos ainda é arbitrária, fazendo-se necessários estudos que definam a estrutura de grupo genético adequada aos programas de melhoramento animal quanto à eficiência de seleção. Dessa forma, é objetivo deste projeto de pesquisa comparar estratégias de agrupamento genético na predição de valores genéticos, de maneira a determinar a estrutura de grupo genético que possibilite atingir a resposta máxima de seleção com a inclusão de animais com dados de pedigree incompleto na avaliação. Serão estudadas as estratégias de agrupamento genético de ano de nascimento do animal com paternidade incerta; sexo do parental desconhecido; origem do animal com paternidade incerta; ano de nascimento do animal e sexo do parental desconhecido; ano de nascimento e origem do animal; origem do animal e sexo do parental desconhecido; ano de nascimento, origem do animal e sexo do parental desconhecido. Os valores genéticos serão preditos a partir de um modelo animal que incluirá os efeitos classificatórios de grupo de contemporâneos e classe de idade da mãe ao parto; e como covariáveis os efeitos genéticos aditivos diretos e maternos; os efeitos não aditivos das heterozigoses direta e materna; o efeito de data juliana e o efeito de idade a mensuração, além do efeito fixo de grupo genético. As estratégias de agrupamento serão comparadas quanto à eficiência e perda de seleção aos resultados obtidos em uma amostra de animais com informações de genealogia completas. Será definida como estrutura de grupo genético adequada à avaliação e seleção de reprodutores aquela que ocasione maior eficiência e menor perda de seleção quando comparada às demais estruturas de grupo genético estudadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PETRINI, J.; PERTILE, S. F. N.; ELER, J. P.; FERRAZ, J. B. S.; MATTOS, E. C.; FIGUEIREDO, L. G. G.; MOURAO, G. B.. Genetic grouping strategies in selection efficiency of composite beef cattle (Bos taurus x Bos indicus). JOURNAL OF ANIMAL SCIENCE, v. 93, n. 2, p. 541-552, . (10/14118-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PETRINI, Juliana. Grupos genéticos na eficiência de seleção de bovinos de corte compostos (Bos taurus x Bos indicus). 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.