Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de custo-efetividade de tratamentos farmacológicos disponíveis para a degeneração macular relacionada à idade

Processo: 10/15451-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Michel Eid Farah
Beneficiário:Michel Eid Farah
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Eduardo Büchele Rodrigues ; Mauricio Maia ; Octaviano Magalhães Junior ; Renata Portella Nunes
Assunto(s):Procedimentos cirúrgicos oftalmológicos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avastin | custo-efetividade | Degeneração Macular da Idade | injeção intravítrea | Lucentis | Olho | Oftalmologia

Resumo

Estudar eficácia e custo-efetividade dos tratamentos com Ranibizumabe e Bevacizumabe para a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) do tipo exsudativa. Métodos: Estudo clínico prospectivo, randomizado para comparar a eficácia de ranibizumabe e bevacizumabe no tratamento da DMRI do tipo exsudativa. Quarenta e cinco pacientes com DMRI exsudativa serão divididos em três grupos: injeção mensal de 0,5 mg ranibizumabe, aplicação intraocular mensal de 1,25 mg bevacizumabe e injeção intravitrea quinzenal de 1,25 mg de bevacizumabe por três meses consecutivos. Após os três meses iniciais, os pacientes serão seguidos com exame de acuidade visual (pelo método ETDRS - Early Treatment Diabetic Retinopathy Study) e tomografia de coerência óptica mensal, e angiografia fluoresceínica, eletrofisiologia e microperimetria trimestrais. Os pacientes que apresentarem aumento de 100 micra ou mais de espessura na tomografia ou perda de uma ou mais linhas de visão, serão submetidos à nova injeção intravitrea do mesmo medicamento. Os pacientes serão seguidos por seis meses (resultados preliminares) e um ano (resultados finais). Os pacientes do terceiro grupo, injeção quinzenal, serão seguidos quinzenalmente. Uma subanálise do projeto clínico, além da comparação da eficácia, será a avaliação do custo-efetividade de cada uma destas formas de tratamento através de revisão sistemática da literatura.Resultados: Os três grupos de pacientes serão estudados e os resultados serão avaliados quanto à eficácia e custo-efetividade de cada medicamento e forma de aplicação. Conclusão: Espera-se elucidar se a eficácia de bevacizumabe é igual ao do ranibizumabe no tratamento da DMRI exsudativa, visto que o tratamento com bevacizumabe pode ser dez a trinta vezes mais barato que com o ranibizumabe. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NUNES, RENATA PORTELLA; HIRAI, FLAVIO EDUARDO; BARROSO, LETICIA FERNANDES; BADARO, EMMERSON; NOVAIS, EDUARDO; RODRIGUES, EDUARDO BUCHELE; MAIA, MAURICIO; MAGALHAES, JR., OCTAVIANO; FARAH, MICHEL EID. Efetividade de tratamentos anti-VEGF mensais e quinzenais para a degeneração macular relacionada à idade. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, v. 82, n. 3, p. 225-232, . (10/15451-0)
RENATA PORTELLA NUNES; FLÁVIO EDUARDO HIRAI; EDUARDO BUCHELLE RODRIGUES; MICHEL EID FARAH. Estudo de custo-efetividade de tratamentos para a degeneração macular relacionada à idade: uma perspectiva brasileira. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, v. 83, n. 1, p. 48-54, . (10/15451-0)