Busca avançada
Ano de início
Entree

Trabalho, educação e saúde: desafios para jovens que ingressam no mercado de trabalho

Processo: 11/00029-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Frida Marina Fischer
Beneficiário:Frida Marina Fischer
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/14663-6 - Trabalho, educação e saúde: desafios para jovens que ingressam no mercado de trabalho, BP.TT
Assunto(s):Saúde do trabalhador 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ciclo vigília-sono | estagiários e aprendizes | jovens trabalhadores | Sociodrama | sonolência | trabalho e estudo | Saúde do trabalhador

Resumo

Na sociedade contemporânea, entre os muitos aspectos que permeiam as questões relativas à adolescência, a escolha profissional e a inserção no mercado de trabalho tornaram-se relevantes, posto que, no final do ensino fundamental ou médio, muitos jovens começam a trabalhar. Estudos anteriores mostraram ocorrer dificuldades associadas à jornada dupla de trabalho e estudo. As principais consequências nas mudanças abruptas na rotina dos jovens são: aumento de responsabilidades, compromissos, e horas de vigília. Entre as conseqüências observadas estão redução na duração do sono, a fadiga e sonolência excessivas. Ocorrem também dificuldades em conciliar horários de estudos, lazer, convivência familiar e social. Neste cenário, pouco se sabe a respeito das mudanças quando os jovens estudantes ingressam no mercado de trabalho, comparando-se à situação anterior, ou seja, somente quando estudavam. O objetivo desta pesquisa é avaliar as expectativas e necessidades psicossociais, as rotinas sociais e biológicas, em relação à tríade educação, trabalho e saúde, antes e após o ingresso no mercado de trabalho, de jovens de 14 a 19 anos. Estão incluídos nesta proposta dois subprojetos. Um deles objetiva avaliar padrões do ciclo vigília/sono, fadiga e sonolência de jovens; e o outro tem como objetivo realizar uma intervenção promovendo reflexão sobre o trabalhar e estudar e as repercussões na saúde. Os participantes de ambos os projetos são alunos de curso preparatório para o mercado de trabalho, de um programa de aprendizagem profissional de uma Organização Não Governamental de São Paulo, Capital. Ao final destes estudos espera-se subsidiar discussões técnico-científicas sobre temas ligados à juventude e suas relações com o trabalho, a educação e a saúde. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FISCHER, FRIDA MARINA; WEY, DANIELA; VALENTE, DANIEL; DA LUZ, ANDREA APARECIDA; PINHEIRO, FERNANDO; FONSECA, BARBARA CRISTINA; SILVA-COSTA, ALINE; MORENO, CLAUDIA ROBERTA; MENNA-BARRETO, LUIZ; TEIXEIRA, LILIANE REIS. Sleep patterns and sleepiness among young students: A longitudinal study before and after admission as trainees and apprentices. CHRONOBIOLOGY INTERNATIONAL, v. 32, n. 4, p. 478-485, . (11/00029-3)