Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo químico de Cuspidaria pulchra (Cham.) L. G. Lohmann (Bignoniaceae) e avaliação da atividade esquistossomicida.

Processo: 11/01139-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Patricia Mendonça Pauletti
Beneficiário:Tavane Aparecida Alvarenga
Instituição Sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Bignoniaceae   Química de produtos naturais   Esquistossomicidas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bignoniaceae | Cuspidaria pulchra | Esquistossomicida | Química de Produtos Naturais

Resumo

Cuspidaria pulchra é uma planta da família Bignoniaceae, que é constituída por 120 gêneros e 800 espécies de plantas arbustivas, arbóreas e trepadeiras. As espécies deste táxon encontram-se distribuídas nas regiões tropicais de todo o mundo, sendo de ocorrência freqüente no continente americano. Pesquisas nas bases de dados PubMed, Web of Science e SciFinder não evidenciaram artigos publicados tratando de C. pulchra. Em relação ao gênero, existem apenas dois trabalhos, um que relata a presença de C26-ceto-ácido do óleo e o outro que descreve atividade moluscicida para C. argentea. A pesquisa de novos fármacos para o tratamento de doenças tropicais, de modo geral, é considerada de menor prioridade para as indústrias farmacêuticas. Focado neste panorama, este projeto visa continuar o estudo químico das frações obtidas a partir do extrato etanólico das partes aéreas de C. pulchra (Bignoniaceae), que demonstrou atividade esquistossomicida e resultou, até o presente momento, no isolamento do ácido 3,4-diidroxibenzaldeído, do ácido 4-hidroxibenzóico e do ácido p-cumárico em estudos realizados pelo nosso grupo. Diante da relevância do tema, os objetivos deste projeto são a continuação do estudo fitoquímico de C. pulchra, avaliação da propriedade esquistossomicida das substâncias isoladas e contribuir com a formação de recursos humanos na região de Franca.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVARENGA, TAVANE A.; BERTANHA, CAMILA S.; DE OLIVEIRA, POLLYANNA F.; TAVARES, DENISE C.; GIMENEZ, VALERIA M. M.; SILVA, MARCIO L. A.; CUNHA, WILSON R.; JANUARIO, ANA H.; PAULETTI, PATRICIA M.. Lipoxygenase inhibitory activity of Cuspidaria pulchra and isolated compounds. NATURAL PRODUCT RESEARCH, v. 29, n. 11, p. 1083-1086, . (13/09280-6, 11/01139-7)