Busca avançada
Ano de início
Entree

Integração entre Marketing, Logística e Produção: um estudo exploratório nos pontos de contato

Processo: 11/01657-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2012
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Andrea Lago da Silva
Beneficiário:Guilherme Hernandes Vasconcellos Lombardi
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Integração de sistemas   Logística   Marketing
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Integração | Interface | inter-funcional | Logística | marketing | Produção | Gestão da Cadeia de Suprimentos

Resumo

A integração entre Marketing, Logística e Produção melhora a capacidade das organizações para identificar, criar e entregar o valor ao cliente. Entretanto, das interfaces que exigem relacionamento entre essas pouco se sabe. Este estudo propõe identificar quais atividades realizadas por estas funções requerem integração interfuncional, definidas aqui como pontos de contato. Para tal, realizou-se uma revisão bibliográfica, seguida de um estudo de caso em uma grande indústria de bebidas. Identificaram-se, tanto na teoria quanto em campo, atividades que dependem de integração entre as díades e a tríade, bem como os principais fatores que podem dificultar ou facilitar a integração interfuncional. Os resultados sugerem um destaque para as atividades de previsão de demanda e serviço ao cliente no relacionamento entre as funções de Marketing, Logística e Produção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDREA LAGO DA SILVA; GUILHERME HERNANDES VASCONCELLOS LOMBARDI; MÁRCIO LOPES PIMENTA. Alinhamento interfuncional: um estudo exploratório sobre os pontos de contato entre marketing, logística e produção. Gestão & Produção, v. 20, n. 4, p. 863-881, . (09/05160-0, 11/01657-8)