Busca avançada
Ano de início
Entree

Invasão de remanescentes florestais por cachorros domésticos (Canis lupus familiaris) em três paisagens rurais da Mata Atlântica

Processo: 11/03113-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Renata Pardini
Beneficiário:Enrico Frigeri
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Animais domésticos   Cães   Espécies introduzidas   Mata Atlântica   Predação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Captura e recaptura | Espécie exótica | Invasão de espécies | Mata Atlântica | Paisagens antropizadas | Mastozoologia

Resumo

Invasões biológicas são consideradas uma das maiores ameaças atuais à biodiversidade global. Recentemente, o aumento das atividades e deslocamentos humanos no mundo está acelerando o ritmo das introduções de novos organismos, aumentando as chances de invasão e de ocorrência de impactos negativos associadas a elas. O cachorro doméstico é hoje o carnívoro mais abundante no mundo, e tem invadido áreas de vegetação nativa, causando impactos negativos à fauna silvestre através da predação, competição e transmissão de doenças. A partir de um extenso banco de dados já obtidos através de armadilhas fotográficas, este projeto pretende descrever a intensidade, e investigar os fatores que afetam, a invasão de cachorros domésticos em remanescentes florestais de três paisagens rurais da Mata Atlântica brasileira, um bioma fragmentado e freqüentemente perturbado por ações antrópicas, e conseqüentemente mais vulnerável a invasões biológicas. A intensidade da invasão será obtida a partir do cálculo da abundância de cães que frequentam os remanescentes florestais, através da individualização dos animais registrados nas armadilhas fotográficas e construção de modelos de captura-recaptura no programa Mark, assim como da comparação com a abundância de cães criados pela população rural no entorno dos remanescentes, obtida por entrevistas. Os padrões comportamentais e a caracterização dos indivíduos, como o sexo, a freqüência e o horário com que entram nos remanescentes, quantos remanescentes visitam, e o deslocamento em relação aos domicílios em que são criados também serão descritos a partir dos registros fotográficos. Por fim, será investigado, através da abordagem da seleção de modelos, quais fatores (distância à estrada, tamanho dos fragmentos, número de cães no entorno e proporção de mata remanescente na paisagem) influenciam o número de cachorros domésticos que visitam os remanescentes florestais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRIGERI, ENRICO; CASSANO, CAMILA RIGHETTO; PARDINI, RENATA. Domestic dog invasion in an agroforestry mosaic in southern Bahia, Brazil. TROPICAL CONSERVATION SCIENCE, v. 7, n. 3, p. 508-528, . (11/03113-5, 07/54888-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRIGERI, Enrico. Invasão por cães domésticos (Canis lupus familiaris) na Mata Atlântica: efeitos da perda de habitat e da intensificação agrícola. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.