Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da agitação de 4 cimentos com ultrassom na capacidade seladora, penetrabilidade dentinária e qualidade da obturação pela técnica da condensação lateral ativa

Processo: 11/03973-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Marco Antonio Hungaro Duarte
Beneficiário:Bruno Martini Guimarães
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Obturação do canal radicular   Cimentos dentários   Infiltração dentária   Microscopia confocal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cimentos obturadores | infiltração | microscopia confocal | Obturação do canal radicular | ultrassom | Odontologia

Resumo

Objetiva-se avaliar a adaptação da obturação às paredes do canal, a penetrabilidade dos cimentos nos túbulos dentinários e a presença de espaços vazios utilizando-se quatro diferentes tipos de cimentos obturadores (AH Plus, AcroSeal, AdSeal e Sealer 26), quando submetidos a agitação ultrassônica no momento da obturação. Serão utilizados 80 caninos humanos recém extraídos, unirradiculados e que serão divididos em dois grupos A e B (n=40), sendo que cada grupo será dividido em quatro grupos de 10 dentes cada, conforme o cimento empregado: A1 e B1 - AH Plus, A2 e B2 - Acroseal, A3 e B3 -Adseal e A4 e B4 - Sealer 26. Efetuar-se-á em todos os dentes a padronização do forame até o instrumento 30. O preparo biomecânico será efetuado utilizando-se de instrumentação rotatória com sistema ProTaper, determinando um batente apical com o instrumento F5 (50.05) no comprimento real de trabalho. Em seguida, os canais serão obturados por meio da técnica da condensação lateral, sendo os canais do grupo A previamente preenchidos pelos cimentos obturadores (Técnica Clássica) e submetidos à agitação ultrassônica enquanto que os do grupo B serão considerados como controle e não serão submetidos a agitação. Os cimentos serão misturados com o corante fluorescente Rodamina. Depois de obturados os espécimes serão armazenados em estufa a 37°C durante 48 horas. Os dentes então serão submetidos ao teste de infiltração de fluídos após 7 e 30 dias de realizada a obturação. Após esse período, serão realizadas três secções transversais a 2, 4 e 6 mm do ápice e as imagens das secções serão obtidas em estereomicroscópio e microscopia a laser confocal. As imagens serão analisadas no programa Image Tools 3.0® para determinação das áreas de guta-percha, cimento, vazios, penetrações do cimento nos túbulos dentinários e fendas na interface cimento/dentina. Para análise estatística dos resultados será selecionado o teste não-paramétrico de Kruskall-Wallis (p<0.05), e será feita uma correlação entre o padrão de infiltração e os valores de fenda e vazios pelo teste de Spearman. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUIMARAES, BRUNO MARTINI; AMOROSO-SILVA, PABLO ANDRES; ALCALDE, MURILO PRIORI; MARCIANO, MARINA ANGELICA; DE ANDRADE, FLAVIANA BOMBARDA; HUNGARO DUARTE, MARCO ANTONIO. Influence of Ultrasonic Activation of 4 Root Canal Sealers on the Filling Quality. JOURNAL OF ENDODONTICS, v. 40, n. 7, p. 964-968, . (11/03973-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUIMARÃES, Bruno Martini. Influência da agitação de 4 cimentos com ultrassom na capacidade seladora, penetrabilidade dentinária e qualidade da obturação pela técnica da condensação lateral ativa. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.