Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da indução de resistência no controle do vira-cabeça do tomateiro

Processo: 11/04339-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Marcelo Agenor Pavan
Beneficiário:Leysimar Ribeiro Pitzr Guimarães
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Controle fitossanitário   Resistência genética vegetal   Tomate   Vírus de plantas   Vira-cabeça do tomateiro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Indução de Resitência | Tospovirus | Vira cabeça do tomateiro | Virus | Virologia

Resumo

A cultura do tomate apresenta grande importância econômica para o Brasil e está sujeita a várias doenças que, dependendo do nível de resistência genética do cultivar usado, podem limitar sua produção. Os vírus do gênero tospovírus vêm sendo considerados agentes causais de uma das doenças mais importantes da cultura do tomateiro, vira-cabeça, acarretando enormes prejuízos econômicos. Das espécies de tripes vetoras, a mais importante pela sua ocorrência no estado de São Paulo é Frankliniella schultzei. A gama de hospedeiros destes vírus é extremamente ampla e muitas plantas vem servindo como reservatórios de inóculo e possibilitando o início de epidemias e dificultando o seu controle. Um dos enfoques da agricultura alternativa é o controle alternativo de doenças, o qual inclui o controle biológico e a indução de resistência em plantas e o uso de produtos naturais com atividade antimicrobiana. A indução de resistência vem sendo alvo de estudos para controle de doenças em plantas e o seu conhecimento mais aprofundado da ação dos vírus sobre o metabolismo das plantas, pode ser um recurso muito útil nas investigações de resistência das plantas às viroses, bem como na avaliação de sanidade das mesmas. Diante disso o presente trabalho objetiva verificar o comportamento do tomateiro através dos produtos ditiocarbamatos e estrobirulinas (Cábrio Top) e biofungicida-Bacillus subtilis (Serenade) na indução de resistência ao vira-cabeça do tomateiro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUIMARES, LEYSIMAR R. P.; SOLER, JULIA M. P.; LIMA, GIUSEPPINA P. P.; PAVAN, MARCELO A.. Polyamines in tomato plants grown during an incidence of tospovirus exposure. European Journal of Plant Pathology, v. 140, n. 4, p. 701-709, . (11/04339-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUIMARÃES, Leysimar Ribeiro Pitzr. Avaliação da indução de resistência no controle do vira cabeça do tomateiro. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.