Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dos cromossomos sexuais de Pseudis tocantins (Anura, Hylidae)

Processo: 11/05416-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Luciana Bolsoni Lourenço
Beneficiário:Kaleb Pretto Gatto
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Citogenética   Anura   Cromossomos sexuais   DNA satélite   Microdissecção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anura | Cromossomos sexuais | DNA satélite | microdissecção | Citogenética de anuros

Resumo

O gênero Pseudis compreende atualmente 11 espécies, 10 delas já cariotipadas. Dentre essas, apenas P. tocantins apresenta cromossomos sexuais heteromórficos, o que sugere que a diferenciação desses cromossomos tenha sido um evento recente na história do gênero. O estudo desses cromossomos pode, portanto, oferecer importantes dados para o estudo da evolução cariotípica em Pseudis. O cromossomo Z de P. tocantins é metacêntrico, já o cromossomo W é subtelocêntrico e de tamanho maior do que o Z. Além disso, os cromossomos Z e W diferem em relação ao padrão de distribuição de heterocromatina e de NOR. Enquanto o cromossomo Z apresenta uma banda heterocromática pericentromérica no braço longo e adjacente a ela uma NOR de localização intersticial, no braço longo do cromossomo W é a NOR que ocupa posição pericentromérica, enquanto a banda heterocromática adjacente a ela assume localização intersticial e se apresenta bem maior do que aquela do cromossomo Z. Esses dados sugerem o envolvimento de inversão cromossômica e de sequências repetitivas na divergência evolutiva desses cromossomos. Apesar desses interessantes dados, ainda não conhecemos nada acerca da composição molecular desses cromossomos. No presente projeto, pretendemos investigar a composição molecular dos cromossomos Z e W de P. tocantins, visando a contribuir para a análise de sua origem evolutiva. Para tanto, isolaremos fragmentos de restrição a partir do DNA genômico de P. tocantins, buscando encontrar sequências localizadas nos cromossomos Z e W. Pretendemos, ainda, empregar a técnica de CGH, com o intuito de estimar o nível de diferenciação molecular existente entre os cromossomos Z e W. Por fim, iniciaremos também experimentos de microdissecção dos cromossomos Z e W de P. tocantins, com o objetivo de construir sondas que possam ser futuramente hibridadas no cariótipo de espécies filogeneticamente relacionadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GATTO, KALEB PRETTO; BUSIN, CARMEN SILVIA; LOURENCO, LUCIANA BOLSONI. Unraveling the Sex Chromosome Heteromorphism of the Paradoxical Frog Pseudis tocantins. PLoS One, v. 11, n. 5, . (11/05416-5, 14/23542-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GATTO, Kaleb Pretto. Análise dos cromossomos sexuais de Pseudis tocantins (Anura, Hylidae). 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.