Busca avançada
Ano de início
Entree

PAPEL DOS INIBIDORES TIMPs 1 E 2 DE METALOPROTEINASES DE MATRIZ 2 E 9 NO TUMOR VÉNEREO TRANSMISSÍVEL (TVT).

Processo: 11/08290-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Renee Laufer Amorim
Beneficiário:Rafael Ricardo Huppes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Adesão celular   Metaloproteinases
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adesão celular | Expressão Gênica e Protéica | metaloproteinase | biomarcadores prognóstico de câncer

Resumo

RESUMOO Tumor Venéreo Transmissível (TVT) é uma das principais neoplasias que acometem cães errantes, afetando principalmente vulva e pênis, esta é uma neoplasia que é transmitida através do coito, devido à abrasão do pênis à vulva. O TVT é um câncer que raramente apresenta metástases, porém podem ocorrer em torno de 5 a 17% dos casos, tendo os principais sítios os linfonodos regionais e cavidade abdominal. Este estudo visa avaliar a expressão gênica das MMPs 2 e 9 e seus inibidores (TIMP: inibidores tissulares de metaloproteinase), TIMPs 1 e 2, pelos métodos de qRT-PCR e imuno-histoquimica em TVTs e correlaciona-las com as características clínicas e histopatológicas do tumor. Para tanto serão coletados TVTs de 30 cães. Os tumores serão classificados em linfóide e plasmocitoíde de acordo com Gaspar (2005), dados clínicos serão anotados como, localização, tamanho, número de nódulos, presença ou ausência de metástases, resposta ao tratamento e possível recidiva e comparados com a expressão gênica e protéica de cada um dos biomarcadores, pelo teste estatístico de analise de variância. Também será feita a comparação entre a expressão gênica da MMPs 2 e 9 com a expressão gênica (TIMP: inibidores tissulares de metaloproteinase), TIMPs 1 e 2 . Assim espera-se avaliar alguns aspectos da transmissão deste tumor e possível mecanismo de metástase, e corroborar com a compreensão dos processos metastáticos no câncer.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RR HUPPES; M CARVALHO; TMMR FERREIRA; YT GRANJA-SALCEDO; RAR USCATEGUI; JLC CASTRO; PM JOSIANI; AB DE NARDI; RL AMORIM. Can the ATM and TP53 levels influence the low metastasis potential of canine TVT?. ARCHIVOS DE MEDICINA VETERINARIA, v. 48, n. 1, p. 107-111, . (11/08290-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HUPPES, Rafael Ricardo. Expressão gênica de MMP-2 e 9, TIMP-1 e 2, ATM, TP53, VEGF, COX-2 e CDH-1 no TVT canino. 2014. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.