Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de maltodextrina e prebiótico em rações de leitões desmamados

Processo: 11/09115-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Dirlei Antonio Berto
Beneficiário:Dirlei Antonio Berto
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Alessandro Borges Amorim ; Heraldo Cesar Gonçalves
Assunto(s):Suínos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alimentação | Instalações | manejo | Nutrição | Produção | Suínos

Resumo

O desmame precoce comumente tem sido praticado nas suinoculturas tecnificadas, mas devido a imaturidade do sistema digestório, normalmente, são adicionas às rações dos leitões desmamados fontes de lactose e agentes antimicrobianos. Serão realizados dois experimentos, o primeiro em delineamento de blocos ao acaso com arranjo fatorial 2 x 2 (duas fontes de carboidratos: maltodextrina e lactose e dois níveis de adição de frutoligossacarídeos: 0,0 e 0,3% nas rações pré-inicial e inicial) e sete repetições de três animais por parcela, para avaliar a incidência de diarréia (21 aos 35 dias de idade), o desempenho (21 aos 49 dias de idade), os parâmetros sanguíneos e a análise econômica. No segundo experimento será empregado o delineamento de blocos ao acaso em arranjo fatorial com tratamento adicional 2 x 2 x 2 + 1 (duas fontes de carboidratos: maltodextrina e lactose; dois níveis de adição de frutoligossacarídeos: 0,0 e 0,3% nas rações pré-inicial e inicial; duas épocas de abate: sete e quatorze dias pós-desmame; e o abate no dia do desmame) com oito repetições de um animal por parcela, para avaliar o peso vazio do estômago, intestino delgado, ceco e intestino grosso, pH do estômago, jejuno, cólon e reto, contagem de coliformes totais, Escherichia coli e Lactobacillus spp. no ceco, e atividade da lactase e da maltase na mucosa do jejuno. Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste F a 5% de probabilidade, utilizando o programa estatístico SAEG. Para o segundo experimento, quando a interação entre fatorial e o tratamento adicional for significativa, a comparação entre médias será realizada pelo teste de Dunnett a 5% de probabilidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PIVETTA, MAYARA RODRIGUES; BERTO, DIRLEI ANTONIO; AMORIM, ALESSANDRO BORGES; DIB SALEH, MAYRA ANTON; PINHEIRO, DANIELA FELIPE; MENDES VICENTINI PAULINO, MARIA DE LOURDES; DE ALMEIDA NOGUEIRA PINTO, JOSE PAES; GONCALVES, HERALDO CESAR. Use of maltodextrin and a prebiotic in the feed of weaned piglets. SEMINA-CIENCIAS AGRARIAS, v. 35, n. 4, p. 2129-2145, . (11/09115-0)