Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico de criptosporidiose em cães e gatos por meio da reação em cadeia de polimerase em tempo real

Processo: 11/09614-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Marcelo Vasconcelos Meireles
Beneficiário:Camila Guariz Homem
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Gatos   Cães
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cães | Cryptosporidium canis | Cryptosporidium felis | Gatos | Reação em cadeia de polimerase em tempo real | Enfermidades Parasitárias dos Animais

Resumo

A infecção por algumas espécies e genótipos de Cryptosporidium representa um importante risco à saúde pública, principalmente por ser causa de morbidade e mortalidade em crianças de zero a cinco anos de idade e em pacientes imunodeprimidos. Embora haja alguns relatos de Cryptosporidium em cães, gatos, a participação desses animais na epidemiologia da criptosporidiose humana é incerta, e a literatura sobre esse tema ainda é bastante escassa. Cryptosporidium canis e Cryptosporidium felis infectam seres humanos, além de seus hospedeiros naturais, respectivamente cães e gatos. O objetivo deste trabalho é padronizar a reação em cadeia de polimerase em tempo real para detecção específica de C. canis e C. felis, respectivamente em cães e gatos. Será colhido um total de aproximadamente 600 amostras fecais de cães e gatos, de acordo com a disponibilidade, em criatórios comerciais, centros de zoonoses, pet shops, clínicas veterinárias e em residências, nas cidades de Jatoticabal, Araçatuba e São Paulo. Dois protocolos de qPCR para amplificação de fragmentos do gene da actina, a serem padronizados neste experimento, serão utilizados para detecção específica de C. canis e de C. felis.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HOMEM, CAMILA GUARIZ; DO NASCIMENTO, ISABELA GARCIA; SANTANA, BRUNA NICOLETI; MEIRELES, MARCELO VASCONCELOS. Development of a real-time PCR assay for detection of Cryptosporidium canis in dog fecal samples. VETERINARY PARASITOLOGY- REGIONAL STUDIES AND REPORTS, v. 18, p. 5-pg., . (11/09614-6, 11/08814-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
HOMEM, Camila Guariz. Identificação do gênero e espécies de Cryptosporidium em cães e gatos. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária. Araçatuba Araçatuba.