Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo randomizado para avaliação da terapia guiada por metas em cirurgia cardíaca de alto risco

Processo: 11/11987-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ludhmila Abrahão Hajjar
Beneficiário:Ludhmila Abrahão Hajjar
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Eduardo Atsushi Osawa ; Filomena Regina Barbosa Gomes Galas ; José Otávio Costa Auler Junior ; Juliano Pinheiro de Almeida ; Noedir Antônio Groppo Stolf
Assunto(s):Medicina intensiva  Cirurgia torácica  Procedimentos cirúrgicos cardiovasculares 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alto Risco | cirurgia cardíaca | Terapia guiada por metas | Medicina Intensiva

Resumo

Pacientes submetidos à cirurgia cardíaca de alto risco apresentam elevada morbidade e mortalidade. A terapêutica hemodinâmica constitui um desafio que se inicia no intraoperatório e se extende até as primeiras horas do pós-operatório. A terapia guiada por metas (TGM) constitui uma estratégia avaliada em diversos cenários onde foi observada redução de tempo de internação hospitalar e de morbi-mortalidade, porém pouco estudada no contexto perioperatório de cirurgia cardíaca. Objetivos: Avaliar se a implantação de um protocolo de terapia guiada por metas (TGM), em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca de alto risco, pode reduzir o tempo de internação em unidade de terapia intensiva. Os objetivos secundários são determinação e comparação das disfunções orgânicas através do SOFA evolutivo, incidência de choque cardiogênico, isquemia miocárdica, insuficiência renal aguda, síndrome do desconforto respiratório agudo, infecção, evolução dos marcadores de hipoperfusão tecidual, comparação de dias livre de ventilação mecânica, dias livre de inotrópico e de vasopressores, dias livres de diálise e análise de custos. Métodos: Estudo prospectivo e randomizado em que serão incluídos 126 pacientes candidatos à cirurgia de revascularização do miocárdio e/ou correção de disfunção valvar, com pontuação de EuroSCORE aditivo superior a 6 pontos. O cálculo do tamanho da amostra foi calculado considerando-se um erro alfa de 0,05 e poder de 80% para detectar redução de um dia de internação em unidade de terapia intensiva no grupo TGM. O grupo TGM será monitorizado através de cateter venoso central, pressão arterial invasiva e monitor LiDCO Rapid. O protocolo iniciará no intraoperatório e será mantido durante as primeiras 8 horas de pós-operatório na Unidade Intensiva Cirúrgica. A meta principal será a manutenção do índice cardíaco (IC) superior a 3,0 L/min/m² através de alíquotas de 500 ml de Ringer lactato, instalação de dobutamina com aumento de 5mcg/kg/min a cada 15 minutos e hemotransfusão para atingir hematócrito superior a 28%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OSAWA, EDUARDO A.; RHODES, ANDREW; LANDONI, GIOVANNI; GALAS, FILOMENA R. B. G.; FUKUSHIMA, JULIA T.; PARK, CLARICE H. L.; ALMEIDA, JULIANO P.; NAKAMURA, ROSANA E.; STRABELLI, TANIA M. V.; PILEGGI, BRUNNA; et al. Effect of Perioperative Goal-Directed Hemodynamic Resuscitation Therapy on Outcomes Following Cardiac Surgery: A Randomized Clinical Trial and Systematic Review. Critical Care Medicine, v. 44, n. 4, p. 724-733, . (11/11987-5)