Busca avançada
Ano de início
Entree

Estabelecimento do grau de maturidade pulmonar de cordeiros nascidos a termo e prematuros pela análise citológica, teste de Clements e contagem de corpos lamelares do líquido amniótico.

Processo: 11/14933-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Francisco Leydson Formiga Feitosa
Beneficiário:Natália Cristina de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Asfixia   Recém-nascido   Prematuros   Líquido amniótico   Cordeiros
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Asfixia | cordeiros | Líquido amniótico | Maturidade pulmonar | neonatos | prematuros | Neonatologia Pecuária

Resumo

Avaliar-se-ão os perfis clínico-laboratoriais de cordeiros nascidos a termo e prematuros. Serão utilizados 24 cordeiros, sendo oito nascidos a termo, com 145 dias de vida, oito cordeiros prematuros nascidos com, aproximadamente, 138 dias de vida, e oito cordeiros prematuros oriundos de mães que receberam dexametasona, dois dias antes da realização de cesarianas. Os mesmos serão submetidos à avaliação física ao longo de 48 horas pós-nascimento, no que tange a vitalidade, coloração de mucosas, temperatura retal, frequência cardíaca e as características respiratórias (frequência e padrão respiratório). O líquido amniótico será obtido de todas as ovelhas, por aspiração, e as amostras serão avaliadas pela análise citológica, pelo teste de Clements e contagem de corpos lamelares. Serão coletadas amostras sanguíneas dos cordeiros ao nascimento, aos 15 minutos, aos 60 minutos, bem como às seis, às 12, às 24 e às 48 horas, visando a determinação do volume globular (VG), da hemoglobina (Hb), do leucograma e do proteinograma (proteína total e frações eletroforéticas), como também das variáveis hemogasométricas e dos níveis de cortisol, glicose e lactato séricos. Observar-se-á, concomitantemente, o padrão radiológico pulmonar de cordeiros nascidos a termo e prematuros, imediatamente após o nascimento, às 24 e 48 horas de vida.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NATÁLIA CRISTINA DE SOUZA; FERNANDA BOVINO; LARISSA GABRIELLA AVILLA; MAURÍCIO DESCHK; JEFFERSON F. ALCINDO; MARIA FERNANDA C.B. FINK; LUIZ CLÁUDIO N. MENDES; FRANCISCO LEYDSON F. FEITOSA. Avaliação da maturidade pulmonar fetal utilizando a análise de líquido amniótico de ovelhas que deram à luz prematuramente e a termo. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 40, n. 12, p. 1039-1047, . (11/20219-1, 11/14933-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Natália Cristina de. Avaliação da maturidade pulmonar de cordeiros nascidos a termo e prematuros pela análise citológica, Test de Clements e contagem de corpos lamelares do líquido amniótico. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária. Araçatuba Araçatuba.