Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do ataque químico nos minerais apatita e zircão e suas implicações no Método de Traços de Fissão: Geocronologia da Serra da Canastra.

Processo: 11/14943-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Tello Sáenz
Beneficiário:Rosana Silveira Resende
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/51142-3 - Método de traços de fissão em apatita e zircão: termocronologia do grupo bauru e estudos de annealing em zircão, AP.JP
Assunto(s):Zircão   Caracterização   Apatitas   Geocronologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:apatita | Caracterização | Geocronologia | Método de Traços de Fissão | Serra da Canastra | zircão | Geocronologia

Resumo

Pretende-se estudar os efeitos do ataque químico em apatita e zircão e suas implicações no Método de Traços de Fissão (MTF). Para tanto fazer-se-á a caracterização dos minerais mencionados através de Microscopia Ótica, Espectroscopia micro-Raman e Microscopia Eletrônica de Varredura com Energy Dispersive Spectroscopy (MEV/EDS), assim como uma análise teórica-experimental dos diferentes fenômenos físico-químicos que ocorrem na cristalização natural de cada mineral. Estes procedimentos visam determinar a relação entre o ataque químico utilizado para revelar os traços de fissão e as características cristalográficas dos mesmos. A densidade de traços de fissão observada na superfície dos grãos destes minerais pode variar devido a alterações naturais tanto da composição química quanto da rede cristalina. No caso do zircão (e menos frequente na apatita) se observa que em alguns grãos a densidade dos traços de fissão é anisotrópica, ou seja, em algumas áreas da superfície do mesmo grão a densidade é diferente. Isso pode acontecer devido à incorporação de outros minerais na época da cristalização, os quais se pretendem identificar e caracterizar, ou mesmo das condições naturais da cristalização em si. A caracterização da superfície dos grãos via espectroscopia Raman será realizada com o apoio do Prof. Dr. Carlos José Leopoldo Constantino, responsável pelo Laboratório de Espectroscopia Raman e as análises de MEV com a colaboração do Prof. Dr. Neri Alves, responsável pelo laboratório de MEV, ambos com sede no DFQB/FCT- UNESP de Presidente Prudente. O objetivo maior deste trabalho é dar continuidade ao aprimoramento do MTF nestes minerais, que será utilizado para determinar tanto a idade quanto a história térmica dos embasamentos localizados na Serra da Canastra, na região de Passos e Franca, entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. Adicionalmente, o Método de Datação U/Pb (LA-ICP-MS) será aplicado aos grãos de zircão coletados na referida localidade. Assim, será obtido, simultaneamente, um conjunto de idades via MTF e U/Pb nos mesmos grãos de zircão. Isso permitirá fazer um estudo geocronológico mais abrangente do Grupo Bauru, através da comparação das idades previamente obtidas nesta unidade geológica com aqueles a serem obtidos na Serra da Canastra. Ou seja, será possível fazer uma correlação Fonte-Bacia, já que a região da Serra da Canastra pode ser uma importante fonte de drenagem que veio a formar o Grupo Bauru, localizado ao norte da Bacia do Paraná. Para atingir este objetivo, 40 amostras serão coletadas em perfis previamente estabelecidos, dando-se preferência a pontos localizados nas proximidades de falhas geológicas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RESENDE, ROSANA SILVEIRA; TELLO SAENZ, CARLOS ALBERTO; STUANI PEREIRA, LUIZ AUGUSTO; DANTAS, ELTON LUIZ. The effect of chemical and physical imperfections in zircon grains in influencing the U-Pb age analyses: Insights from zircon fission track etching. LITHOS, v. 346, . (14/15838-2, 11/14943-9)
RESENDE, ROSANA SILVEIRA; TELLO SAENZ, CARLOS ALBERTO; DANTAS, ELTON LUIZ; HACKSPACHER, PETER CHRISTIAN; CHAVEZ MACHACA, CESAR ANTHONY; GLASMACHER, ULRICH A.. Thermochronology and exhumation history of the basement and sediments of the NNE border of the Parana basin, Brazil. Journal of South American Earth Sciences, v. 99, . (11/14943-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RESENDE, Rosana Silveira. Aprimoramento da sistemática U-Pb através do método de traços de fissão e técnicas de caracterização: termocronologia da faixa Brasília e sua correlação com a bacia do Paraná. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.