Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito da poluição e do exercício físico sobre a variabilidade da frequência cardíaca

Processo: 11/18919-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Monica Yuri Takito
Beneficiário:Anita de Cássia Melinski
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Poluição atmosférica   Sistema nervoso autônomo   Exercício físico   Frequência cardíaca   Teste de esforço   Métodos de análise   Análise descritiva de perfil livre
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:exercício físico | Frequência Cardíaca | Poluição atmosférica | Sistema nervoso autonomo | Educação Física

Resumo

A poluição afeta negativamente a função cardiovascular através do prejuízo ao controle autonômico e, contrariamente, a prática regular de exercício físico auxilia no aumento da atividade parassimpática; entretanto, pouco se conhece sobre os desfechos desta associação. O presente estudo pretende verificar a associação entre a poluição atmosférica e o exercício físico, visando identificar a magnitude do efeito do exercício sobre o sistema cardiovascular em condições desfavoráveis. Serão selecionados 40 adultos saudáveis de 20 a 30 anos de idade, agrupados pelos níveis de aptidão física e de poluição. A seleção dos locais/cidades considerou os índices disponibilizados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo no período de 5 anos (2003 a 2007), resultando na região metropolitana de São Paulo e na cidade de São Carlos. Serão aplicados o IPAQ e o Algoritmo de identificação dos Estágios de Mudança de Comportamento para a Prática de Atividade Física para verificação do comportamento de atividade física habitual dos indivíduos. Será mensurada a VFC através do frequencimetro Polar S810® durante o repouso e realizado teste de esforço submáximo em banco do Queens College. O método de análise da VFC será definido posteriormente, após verificação do comportamento (linear ou não linear) dos dados coletados. Para análise descritiva dos dados serão realizados os cálculos de média e desvio padrão e freqüência e porcentagem. Será realizado teste de qui-quadrado e teste t-Student para amostras independentes. Para a comparação dos grupos (aptidão física) e condições (poluição) será realizada ANOVA a dois fatores, seguida pelo teste pos-hoc de Bonferroni. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANITA DE CÁSSIA MELINSKI; APARECIDA MARIA CATAI; SÍLVIA CRISTINA GARCIA DE MOURA; JULIANA CRISTINA MILAN-MATTOS; MONICA YURI TAKITO. Impact of Air Pollutant on Heart Rate Variability in Healthy Young Adults. International Journal of Cardiovascular Sciences, . (11/18919-5)
ANITA DE CÁSSIA MELINSKI; APARECIDA MARIA CATAI; SÍLVIA CRISTINA GARCIA DE MOURA; JULIANA CRISTINA MILAN-MATTOS; MONICA YURI TAKITO. Impact of Air Pollutant on Heart Rate Variability in Healthy Young Adults. International Journal of Cardiovascular Sciences, v. 35, n. 4, p. 523-529, . (11/18919-5)