Busca avançada
Ano de início
Entree

Quantificação in vivo e in vitro da remineralização de lesões de mancha branca adjacentes ao bráquete ortodôntico

Processo: 11/21012-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Lourdes Aparecida Martins dos Santos-Pinto
Beneficiário:Lourdes Aparecida Martins dos Santos-Pinto
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Braquetes  Ortodontia  Cárie dentária  Remineralização dentária  Laser (aparelho cirúrgico) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cárie Dentária | Laser-induced fluorescence | remineralização dentária | Odontopediatria

Resumo

A formação de manchas brancas ao redor dos bráquetes é um dos efeitos indesejáveis do tratamento ortodôntico e sua dimensão é notada principalmente quando da remoção dos aparatos ortodônticos. O objetivo deste estudo será avaliar a eficácia de dois protocolos de tratamento utilizados na remineralização da mancha branca. No estudo in vitro, 30 pré-molares extraídos por indicação ortodôntica receberão bráquetes e serão submetidos a indução artificial de mancha branca. Os dentes serão divididos aleatoriamente em três grupos de acordo com o tratamento que receberão: G1: clorexidina gel 2% (n=10), G2: verniz flueretado - Duraphat (n=10) e um grupo controle, G3: saliva artificial (n=10). O protocolo de tratamento será repetido duas vezes com intervalo de uma semana totalizando um período de 15 dias. O grau de remineralização será avaliado por meio dos métodos de fluorescência (Quantitaive-Light Induced Fluorescence - QLF, DIAGNOdent pen - DDpen e Câmera Intraoral - Vistaproof) logo após o término de aplicação dos protocolos, após 30 dias e 90 dias. No estudo clínico randomizado 30 indivíduos com lesões de mancha branca presentes em incisivos, caninos e pré-molares ao redor do bráquete ortodôntico serão divididos em três grupos (n=10) (G1: clorexidina gel 2% e G2: verniz fluoretado - Duraphat) e um grupo controle, G3 - higiene oral. O grau de remineralização será avaliado por meio do DIAGNOdent pen, sendo que os protocolos de aplicação e monitoramento serão iguais aos descritos no estudo in vitro. A validade e a reprodutibilidade dos métodos serão analisadas por meio do coeficiente de correlação de Sperman. A comparação entre os métodos será feita por meio da aplicação de análise de variância ao nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RESTREPO, M.; BUSSANELI, D. G.; JEREMIAS, F.; CORDEIRO, R. C. L.; RAVELI, D. B.; MAGALHAES, A. C.; CANDOLO, C.; SANTOS-PINTO, L.. Control of White Spot Lesions with Use of Fluoride Varnish or Chlorhexidine Gel During Orthodontic Treatment A Randomized Clinical Trial. Journal of Clinical Pediatric Dentistry, v. 40, n. 4, p. 274-280, . (11/21012-1)