Busca avançada
Ano de início
Entree

Recuperação de enxofre elementar a partir de águas residuárias em reator combinado anaeróbio-micro aerado

Processo: 11/22904-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Marcelo Zaiat
Beneficiário:Priscila Rosseto Camiloti
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/15984-0 - Produção de bioenergia no tratamento de águas residuárias e adequação ambiental dos efluentes e resíduos gerados, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):13/13131-6 - Redução de sulfato e oxidação de sulfeto em reator UASB combinado a um reator microaerado, BE.EP.DR
Assunto(s):Sulfatos   Sulfetos   Reatores anaeróbios   Águas residuárias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:membrana polimérica porosa | micro aeração | Recuperação de enxofre elementar | Sistema combinado | Tratamento compostos do enxofre | Tratamento compostos de enxofre

Resumo

Os processos anaeróbios para tratamento de águas residuárias são amplamente difundidos e comercializados. Entretanto, quando empregado em águas com presença de sulfato, este elemento é reduzido a sulfeto que por sua vez acarreta problemas como corrosão de tubulações, mau odor e problemas de saúde. Assim, um tratamento que combine a redução do sulfato e tratamento de sulfeto produzido é de extrema importância. Dentro desse contexto, a oxidação do sulfeto a enxofre elementar se torna interessante já que este pode ser removido por sedimentação e ainda trás vantagens econômicas com a sua recuperação e posterior utilização pela indústria. O processo de oxidação do sulfeto a enxofre elementar é realizado sob baixas concentrações de oxigênio e faz-se necessário o controle da concentração de oxigênio no meio líquido. Nesse caso, o uso de membranas poliméricas porosas como tubos de silicone é uma alternativa de baixo custo que promove a micro aeração do meio. Com base nessas premissas, é proposto no presente trabalho um reator combinado sulfetogênico/micro aeróbio responsável pela remoção de matéria orgânica aliado a redução de sulfato e oxidação do sulfeto a enxofre elementar, além do tratamento do efluente gasoso que será absorvido em solução alcalina para posterior tratamento também em reator micro aerado. Em uma última etapa será avaliada a recuperação do enxofre elementar por processo de coagulação e sedimentação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMILOTI, PRISCILA ROSSETO; VALDES, FREDDY; DELFORNO, TIAGO PALLADINO; BARTACEK, JAN; ZAIAT, MARCELO; JEISON, DAVID. A membrane aerated biofilm reactor for sulfide control from anaerobically treated wastewater. ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY, v. 40, n. 18, p. 2354-2363, . (09/15984-0, 13/13131-6, 11/22904-3)
VALDES, F.; CAMILOTI, P. R.; RODRIGUEZ, R. P.; DELFORNO, T. P.; CARRILLO-REYES, J.; ZAIAT, M.; JEISON, D.. Sulfide-oxidizing bacteria establishment in an innovative microaerobic reactor with an internal silicone membrane for sulfur recovery from wastewater. BIODEGRADATION, v. 27, n. 2-3, p. 119-130, . (09/15984-0, 11/22904-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMILOTI, Priscila Rosseto. Recuperação de enxofre elementar a partir de águas residuárias em reatores anaeróbio/microaerado. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.