Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da citotoxicidade e do potencial antimicrobiano do óleo essencial da Casearia Sylvestris e efeito de formulação de enxaguatório bucal com óleo essencial bioativo sobre propriedades de materiais restauradores odontológicos.

Processo: 11/23866-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:ALMA BLASIDA CONCEPCION ELIZAUR BENITEZ CATIRSE
Beneficiário:Ana Paula Terossi de Godoi
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Clorexidina   Produtos com ação antimicrobiana   Citotoxicidade   Casearia sylvestris
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ação antimicrobiana | casearia sylvestris | citotoxicidade | clorexidina | Enxaguatório bucal | Materiais Restaruradores | Materiais Odontológicos

Resumo

Alguns estudos têm sido feitos sobre a associação de materiais restauradores odontológicos e soluções anti-sépticas, pois, em especial a clorexidina (CHX), além dos benefícios apresentam efeitos colaterais. Assim tornam-se necessários estudos de soluções alternativas tão eficazes quanto à CHX, porém sem os efeitos colaterais destas. Neste anseio, é que se pretende pesquisar a Casearia Sylvestris (CS) que é uma planta medicinal e oferece muitos benefícios, mas, no entanto, pouco se sabe sobre o efeito destas sobre materiais restauradores (MR) e algumas dúvidas permanecem sobre seu potencial antimicrobiano e sua toxidade sobre células. O objetivo deste estudo é avaliar as propriedades biológicas do óleo essencial da CS e o efeito destes sobre MR. Serão obtido o óleo essencial da CS, determinadas as concentrações inibitórias e bactericidas mínimas destes, frente às espécies Streptococcus (mutans, mitis, sanguinis e salivarius) e Enterococcus faecalis, em comparação à CHX. A seguir, avaliar-se-á a citotoxicidade da CS em fibroblastos de ratos, comparando-o com a CHX. Para a avaliação da rugosidade superficial, cor, microdureza, análise qualitativa da superfície (microscopia eletrônica de varredura) e química (espectrômetro de Fluorescência de Raios-X), dos MR submetidos às soluções em estudo, serão confeccionados 90 espécimes (n=10), 30 de cada MR (resina composta, cimento de ionômero de vidro e cerâmica), os quais serão subdivididos em 3 grupos para serem submetidos: G1 - CHX, G2 - Óleo essencial da CS e G3 - Água destilada. As leituras serão realizadas com os aparelhos adequados: após o polimento dos espécimes e após 24h do término do período experimental. Os resultados obtidos serão avaliados de acordo com os Conceitos da Estatística Clássica, após análise exploratória dos dados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMANDA HENRIQUES CAVALHEIRO; ANA PAULA TEROSSI GODOI; TATIANE CRUZ DE CARVALHO; ALMA BLASIDA CATIRSE; NIEGE ARAÇARI JACOMETTI CARDOSO FURTADO. Potencial antimicrobiano da Casearia sylvestris frente a bactérias orais. Rev. odontol. UNESP, v. 45, n. 4, p. 214-218, . (11/23866-8, 12/08185-7, 11/07328-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GODOI, Ana Paula Terossi de. Estudo do óleo essencial de Casearia sylvestris e da formulação de enxaguatório bucal. Caracterização química, citotoxidade, potencial antimicrobiano e efeito nas propriedades dos materiais odontológicos estéticos. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.