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Método de Rorschach em adultos: evidências psicométricas da Escola Francesa

Processo: 12/02504-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Sonia Regina Pasian
Beneficiário:Fabiana Rego Freitas
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Personalidade   Teste de Rorschach   Adultos   Técnicas projetivas   Psicometria   Avaliação psicológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adultos | Avaliação psicológica | Personalidade | Psicometria | Rorschach | Técnicas Projetivas | Avaliação Psicológica

Resumo

O Método de Rorschach é método projetivo de investigação da personalidade, reconhecido internacionalmente e utilizado em processos de avaliação psicológica. Para sustentar sua adequada utilização no contexto do Brasil, contínuos estudos sobre suas evidências psicométricas fazem-se necessários, sobretudo seus indicadores de validade, precisão e referenciais normativos. Nesse contexto, este trabalho objetiva: a) verificar indicadores de validade da Escola Francesa do Rorschach, por meio da reavaliação de adultos não-pacientes do estudo normativo de Pasian (1998), para checagem da estabilidade temporal (estrutural e funcional) das características de personalidade examinadas pelo método (ESTUDO 01); b) revisar e atualizar padrões normativos da Escola Francesa do Rorschach em adultos, avaliando-se eventuais especificidades de produção associadas ao sexo, à idade e à escolaridade (ESTUDO 02). Para o primeiro estudo pretende-se atingir a meta de reavaliar 100 adultos do estudo de Pasian (1998), com idade atual entre 30 a 60 anos, buscando-se compor subgrupos equitativos de participantes em função do sexo e da escolaridade (baixa, média e alta). Participarão do segundo estudo 80 a 100 adultos, de 20 a 59 anos, com sinais de desenvolvimento típico, distribuídos equitativamente em relação a sexo, idade e escolaridade (baixa, média e alta). Todos os participantes serão do interior do Estado de São Paulo e voluntários ao projeto. Serão avaliados, individualmente, por meio de um instrumento de autorrelato (para seleção dos voluntários, deixando-se nas amostras apenas indivíduos sem indicadores de comprometimento de saúde mental e física) e pelo Método de Rorschach (Escola Francesa). No segundo estudo será utilizado também um instrumento de avaliação intelectual (Teste de Inteligência Não Verbal - INV, forma C), para controle cognitivo da amostra (o que já foi realizado no caso dos participantes do estudo 01). Cada instrumento de avaliação psicológica será aplicado, codificado e sistematizado conforme seus respectivos manuais técnicos. Especificamente o Método de Rorschach será avaliado pelas diretrizes da Escola Francesa, sendo cada caso (de cada um dos dois estudos) examinado independentemente por três avaliadores, chegando-se, posteriormente, a uma classificação final das respostas. Será, então, calculado o índice de concordância entre examinadores para as quatro categorias de classificação das respostas (localização, determinante/qualidade formal, conteúdo e banalidades), verificando-se índices de fidedignidade da Escola Francesa do Rorschach. Os resultados deste método projetivo, nos dois estudos, serão submetidos inicialmente a análises estatísticas descritivas (média, desvio-padrão, mediana, valor mínimo e máximo) para o conjunto da amostra de indivíduos avaliados. Em seguida, serão realizadas as análises inferenciais dos resultados, específicas para cada um dos estudos, atendendo a seus objetivos. Desta forma, pretende-se oferecer significativa contribuição para a área de avaliação psicológica no Brasil, no sentido de apresentar evidências empíricas atualizadas sobre o Método de Rorschach (Escola Francesa), almejando-se futura elaboração de seu novo atlas de referência no contexto brasileiro, seguindo-se as diretrizes técnico-científicas nacionais e internacionais da área.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FREITAS, FABIANA REGO; PASIAN, SONIA REGINA. Reassessment (after 15 Years) of Non-Patient Adults by the Rorschach Method. SPANISH JOURNAL OF PSYCHOLOGY, v. 21, . (12/02504-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FREITAS, Fabiana Rego. Método de Rorscharch em adultos: evidências psicométricas da Escola Francesa. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.