Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de novos sistemas adsorventes para remoção de espécies reativas e metais pesados baseados em híbridos orgânico-inorgânicos

Processo: 12/05514-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Katia Jorge Ciuffi Pires
Beneficiário:Eduardo Ferreira Molina
Instituição Sede: Reitoria. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Processo sol-gel   Tratamento de águas residuárias   Efluentes industriais   Purificação da água
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adsorção de metais pesados e corantes reativos | Híbridos orgânico-inorgânicos | Processo sol-gel | Purificação de água | Tratamento de Efluentes Industriais | Novos Materiais

Resumo

Efluentes industriais como, por exemplo, têxteis são um dos maiores problemas de descartes aquosos a serem tratados, não apenas pelo conteúdo tóxico, mas também devido à coloração. Além de causarem poluição ambiental os corantes reativos e metais pesados causam sérios riscos à saúde dos seres humanos. Como os métodos biológicos não são eficientes para remover a cor dos efluentes têxteis, vários estudos têm sido feitos para descolorir efluentes aquosos usando sistemas adsorventes que sejam eficazes e de baixo custo. A utilização de materiais híbridos orgânico-inorgânicos como eficientes adsorventes pode vir a viabilizar o uso desses sistemas para o tratamento de efluentes industriais. O presente projeto propõe a utilização de híbridos da classe siloxano-poliéter para o tratamento de efluentes que contenham matéria orgânica e metais pesados. Esses híbridos são preparados via processo sol-gel e são baseados em uma rede de sílica contendo uma subfase orgânica que pode fornecer ambos os domínios hidrofílico e hidrofóbico. Além disso, são insolúveis em água e apresentam propriedades únicas como resistência mecânica, transparência e flexibilidade, além de ser um material de grande potencial para várias áreas científicas e tecnológicas, incluindo o uso em dispositivos de liberação controlada de farmoquímicos. O principal objetivo é avaliar o emprego de matrizes híbridas a base de poliéters como eficientes e seletivos materiais na adsorção de corantes (aniônico e catiônico) e metais pesados, visando um aspecto ambiental como no tratamento de efluentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOLINA, EDUARDO F.; PARREIRA, RENATO L. T.; DE FARIA, EMERSON H.; DE CARVALHO, HUDSON W. PEREIRA; CARAMORI, GIOVANNI F.; COIMBRA, DANIEL F.; NASSAR, EDUARDO J.; CIUFFI, KATIA J.. Ureasil-Poly(ethylene oxide) Hybrid Matrix for Selective Adsorption and Separation of Dyes from Water. Langmuir, v. 30, n. 13, p. 3857-3868, . (12/05514-0)