Busca avançada
Ano de início
Entree

Composição florística de uma área de campo úmido na Fazenda Pedra Vermelha, Analândia, São Paulo

Processo: 12/12772-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Julio Antonio Lombardi
Beneficiário:Naiara Lopes de Sousa
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo   Florística   Cerrado
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Área alagada | cerrado | Estado de São Paulo | Estrato herbáceo | taxonomia vegetal | Florística

Resumo

O campo limpo úmido integra-se ao bioma Cerrado e é constituido por uma flora bastante peculiar, muitas vezes endêmicas, que possuem distintas estratégias de adaptação, características de ambientes com flutuação de excedente hídrico subsuperficial. Dentre os elementos que compõem o Cerrado, o estrato herbáceo-subarbustivo é o menos contemplado em termos de avaliação florística quando comparado com o estrato arbóreo-arbustivo, porém a caracterização e reconhecimento das espécies, principalmente dos ambientes úmidos, têm papel fundamental no desenvolvimento de planos de manejo e uso sustentável que visam à conservação desta fitofisionomia e do bioma o qual está inserido. A área estudada encontra-se na Fazenda Pedra Vermelha no município de Analândia, São Paulo entre as coordenadas 22º07'50"-08'01"S e 47º46'40'-53"O, com altitudes de 760-770 m sobre o nível do mar. Até o momento, realizaram-se expedições quinzenais para coleta e o material botânico foi preparado segundo as técnicas usuais de herborização. Algumas espécies foram identificadas in loco, outras mediante a comparação com o material do acervo do herbário HRCB da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho. Registrou-se 122 espécies e 39 famílias de plantas vasculares. As famílias Asteraceae (20 espécies), Cyperaceae (14), Melastomataceae (11) e Poaceae (9) foram as mais representativas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAIARA LOPES DE SOUSA; JULIO ANTONIO LOMBARDI. Flora vascular de uma área de campo úmido em Analândia, estado de São Paulo. Rodriguésia, v. 67, n. 3, p. 539-552, . (12/12772-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUSA, Naiara Lopes de. Composição florística de uma área de campo úmido no município de Analândia, São Paulo. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.