Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de diferentes doses de monensina sódica sobre o desempenho, comportamento ingestivo, saúde ruminal e características de carcaça de bovinos nelore confinados.

Processo: 12/13480-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Mário de Beni Arrigoni
Beneficiário:Murillo Ceola Stefano Pereira
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Dracena. Dracena , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Monensina Sodica | Nutrição de bovinos confinados

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar o efeito de diferentes dosagens de monensina sódica sobre o desempenho produtivo, comportamento ingestivo, características de carcaça, e saúde ruminal de bovinos Nelore terminados em confinamento. Serão utilizados 60 animais machos inteiros da raça Nelore, com peso vivo médio inicial de 370 kg, provindos de sistema de recria a pasto. Os animais serão divididos em cinco tratamentos de acordo com a dosagem de monensina sódica adotada: 1) controle, 2) 9 mg/kg, 3) 18 mg/kg, 4) 27 mg/kg e 5) 36 mg/kg, caracterizando delineamento em blocos casualizados, em que cada tratamento contará com 12 animais (1 animal/baia, sendo a unidade experimental). No início do período experimental e a cada 28 dias todos os animais serão pesados. A ingestão de matéria seca será medida todos os dias, para então calcular-se o ganho de peso diário médio, e conversão alimentar. Da mesma forma, os animais serão submetidos a avaliações de ultrassonografia no início e no final do período de confinamento para avaliação da deposição de músculos e gordura na carcaça, sendo abatidos em frigorífico comercial ao alcançarem peso vivo final médio de 490 kg após 84 dias de alimentação. Também serão avaliados neste projeto como variáveis resposta: 1) comportamento ingestivo e seletividade da ração; 2) flutuação do consumo de matéria seca; 3) morfologia em termos macroscópicos e microscópicos do epitélio ruminal como número e área das papilas por cm2 e área da superfície absortiva; 4) histologia do epitélio ruminal como altura e espessura das papilas, espessura da camada de queratina, e índice mitótico; 5) incidência de rumenites e abscessos de fígado; 6) características de carcaça.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STEFANO PEREIRA, MURILLO CEOLA; NAGATANI RIGUEIRO, ANDRE LUIZ; DE OLIVEIRA, CASSIELE APARECIDA; GOMES DE SOUTELLO, RICARDO VELLUDO; ARRIGONI, MARIO DE BENI; MILLEN, DANILO DOMINGUES. Different doses of sodium monensin on feedlot performance, carcass characteristics and digestibility of Nellore cattle. ACTA SCIENTIARUM-TECHNOLOGY, v. 41, . (12/13480-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Murillo Ceola Stefano. Efeitos da dosagem de monensina sódica sobre o desempenho produtivo, comportamento ingestivo, saúde ruminal e características de carcaça em bovinos Nelore confinados. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Ilha Solteira Ilha Solteira.