Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da luminescência opticamente estimulada em BeO e CaF2

Processo: 12/13534-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2016
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Elisabeth Mateus Yoshimura
Beneficiário:Felisberto Alves Ferreira Junior
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/16437-0 - Caracterização e aplicações de materiais dosimétricos utilizando a luminescência opticamente estimulada e técnicas complementares, AP.TEM
Assunto(s):Termoluminescência   Luminescência opticamente estimulada
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fluorita brasileira | Luminescência Opticamente Estimulada | Óxido de berílio | Termoluminescência | Física das Radiações

Resumo

As radiações cada vez mais estão sendo empregadas nas diversas atividades humanas, porém as radiações ionizantes são agentes cancerígenos e seu uso deve estar associado à proteção radiológica. O uso de dosímetros luminescentes passivos, que permitem a determinação da dose absorvida durante um período de exposição à radiação, é uma prática comum ao redor do mundo e em várias instituições brasileiras. Uma das carências na dosimetria por luminescência opticamente estimulada (OSL) é de variedade de materiais e métodos de leitura. Este projeto tem como objetivo ampliar os conhecimentos atuais de alguns materiais interessantes para a técnica OSL, mas que apresentam limitada bibliografia. Serão estudados o óxido de berílio (BeO) e a fluorita natural Brasileira (CaF2 contaminado com terras raras). O óxido de berílio já é reconhecido como bom material para dosimetria OSL, porém ainda não foi estudado exaustivamente. A fluorita brasileira é interessante para dosimetria OSL por ser um material abundante e de fácil aquisição, com comprovado uso como dosímetro TL. O sinal OSL desses materiais será caracterizado observando a resposta do material a diferentes tipos de radiação, correlacionando o sinal OSL com o sinal TL e determinando os valores dos tempos de vida do sinal para a realização de medidas POSL. A execução do presente trabalho também inclui a integração de um espectrômetro de luz ao sistema TL/OSL Risø, permitindo medir o espectro de luz emitido por TL e, se possível, por OSL. Será observado o espectro de luz com a mudança de temperatura, de comprimento de onda da luz estimuladora e do tipo de radiação utilizada para exposição. A realização deste projeto poderá abrir novas frentes de estudo e prover materiais alternativos para dosimetria OSL no Brasil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MALTHEZ, ANNA L. M. C.; MARCZEWSKA, BARBARA; FERREIRA, FELISBERTO; UMISEDO, NANCY K.; NOWAK, TOMASZ; BILSKI, PAWEL; YOSHIMURA, ELISABETH M.. OSL dosimetric properties and efficiency of Brazilian natural calcium fluoride pellets. Applied Radiation and Isotopes, v. 135, p. 166-170, . (10/16437-0, 12/13534-0)