Busca avançada
Ano de início
Entree

Movimentos contra-hierárquicos na fabricação dos coletivos na rede social do rio Uaupés

Processo: 12/15776-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Beatriz Perrone-Moisés
Beneficiário:Pedro Augusto Lolli
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Organização social   Comportamento ritualístico   Pessoa   Xamanismo   Antropologia política
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia Política | Mito | Organização Social | pessoa | ritual | xamanismo | organização social, política, mito e ritual

Resumo

O presente projeto tem como objetivo geral a investigação da constituição dos coletivos na rede social do Noroeste Amazônico. Esta investigação pretende colocar em revisão a dualidade hierarquia e igualdade característica a essa rede social, a partir da posição inferior dos Yuhupdeh, comumente referidos como Maku, e que se contrapõe a posição superior dos Tukano. Com isso será problematizada a distinção de duas figuras sociais que emergem dessa diferença hierárquica, na qual, de um lado, encontra-se o hierárquico, o sedentário, o rígido, o fechado, o ideal, o exogâmico, o indío do rio, o horticultor, o 'complexo' - o anverso da rede; e de outro, o igualitário, o semi-nômade, o fluido, o aberto, o pragmático, o endogâmico, o índio da floresta, o caçador, o rudimentar - o verso da rede. O experimento desse projeto é não tratar essas dicotomias nem como verso e anverso nem como perfeitamente simétricas. É a partir da revisão dessas dicotomias que se pretende enfrentar o problema da constituição dos coletivos da rede social do Noroeste Amazônico.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEDRO LOLLI; PAULO MENOTTI DEL PICCHIA. Os trompetes dos guaribas: do modo de existência artefatual da pessoa no alto rio Negro. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi. Ciênc. hum., v. 16, n. 2, . (12/15776-1)