Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do metabolismo energético de embriões bovinos produzidos in vitro e sua relação com qualidade embrionária.

Processo: 12/20535-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Marcella Pecora Milazzotto
Beneficiário:Carlos Alexandre Soares
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Bovinos   Metabolismo embrionário   Embrião
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bovino | embrião | metabolismo energático | Metabolismo embrionário

Resumo

Atualmente, diversas tecnologias vêm sendo exploradas e têm sido sugeridas para evidenciar diferenças metabólicas entre embriões que resultem na identificação daqueles mais aptos a gerarem prenhes. No entanto, a aplicação comercial destas tecnologias ainda é um desafio, principalmente por requererem equipamentos bastante complexos e mão de obra especializada, o que parece ser inviável financeiramente para seu uso comercial. Assim, permanece a necessidade do desenvolvimento de uma tecnologia que permita predizer a viabilidade dos embriões de maneira não invasiva, rápida e a um custo que torne economicamente possível sua aplicação. Na produção in vitro de embriões bovinos podemos observar diferentes velocidades de desenvolvimento embrionário que apresentam características diferencias em relação ao metabolismo energético, o que se reflete na viabilidade destes embriões. Além disso, por se desenvolverem diferencialmente e apresentarem características metabólicas diferentes, esses embriões também poderão secretar e consumir diferencialmente moléculas no meio de cultivo que serviriam como biomarcadores da viabilidade embrionária. Neste sentido a avaliação destas moléculas permitiriam a identificação mais sensível de embriões de maior qualidade. O presente projeto tem como objetivo a identificação de características relacionadas ao metabolismo energético e a determinação de uma possível correlação entre elas e a qualidade embrionária. Pretende-se, adicionalmente, a partir dessa caracterização, tentar relacioná-las ao padrão de consumo e produção de moléculas relacionadas ao metabolismo energético buscando um possível biomarcador de viabilidade embrionária.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MILAZZOTTO, MARCELLA PECORA; GOISSIS, MARCELO DEMARCHI; CHITWOOD, JAMES LEE; ANNES, KELLY; SOARES, CARLOS ALEXANDRE; ISPADA, JESSICA; ORTIZ AVILA ASSUMPCAO, MAYRA ELENA; ROSS, PABLO JUAN. Early cleavages influence the molecular and the metabolic pattern of individually cultured bovine blastocysts. Molecular Reproduction and Development, v. 83, n. 4, p. 324-336, . (13/13199-0, 12/20535-3, 12/10351-2)