Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da eficácia do rodenticida bromadiolona formulado como bloco parafinado no controle de Rattus norvegicus capturados em regiões diferentes da Cidade de São Paulo e verificação da ocorrência de resistência a esse ingrediente ativo

Processo: 12/51431-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Solange Papini
Beneficiário:Solange Papini
Instituição Sede: Instituto Biológico (IB). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ratos  Controle químico  Rodenticidas  Raticidas  Bromadiolona  São Paulo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Controle Quimico | Hidroxicumarinico | Ratazana | Rato De Esgoto

Resumo

Os roedores são um importante problema de saúde pública e seu controle envolve o manejo do ambiente, a orientação da população e o uso de rodenticidas químicos em diferentes formulações. Entre as espécies de roedores urbanos, o controle de Rattus norvegicus, é de grande importância, pois esta espécie é a principal relacionada com a transmissão de leptospirose ao homem. O controle químico desse roedor envolve a aplicação de rodenticidas cumarinicos com diferentes ingredientes ativos e em diferentes formulações, entre os quais se destaca o uso bromadiolona formulado como bloco/ parafinado. Essa formulação é adequada ao ambiente ocupado pelo Rattus novergicus, uma vez que resiste à umidade. Os blocos são colocados em bueiros e locais similares para que o animal o ingira e entre em contato com o agente tóxico, mas, após alguns dias no ambiente os blocos apresentam aparência alterada criando dúvidas sua eficácia no controle, o que leva sua troca a cada 7 dias, aumentando o trabalho doa agentes de zoonoses e a geração de resíduos. Visando otimizar a utilização desse produto, este trabalho se propõe a avaliar o consumo e a eficácia de blocos parafinados, contendo bromadilona, expostos por 30, 60 e 90 dias em bueiros. Para isso blocos íntegros e blocos expostos a condições ambientais serão oferecidos a ratos Wistar e Rattus novergicus capturados em áreas com condições sócio-econômicas e ambientais : diferentes, ambos em ensaios com opção alimentar. Também serão feitos testes físico- químicos nos blocos íntegros e nos blocos expostos, visando verificar possíveis alterações que indiquem influência na atratabilidade e na palatabilidade. Ainda serão feitas análise moleculares para avaliação de resistência ao bromadiolona dos animais capturados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAPINI, SOLANGE; DE MASI, EDUARDO; NAKAGAWA, LIA E.; DE OLIVEIRA, JENNIFER C. B.. Rodenticide efficacy in sewers in Sao Paulo, Brazil. Environmental Science and Pollution Research, v. 26, n. 34, p. 35270-35274, . (12/51431-9)