Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do Fator de Crescimento Fibroblástico 16 (FGF16) e da Proteína Morfogênica Óssea 15 (BMP15) na aquisição da competência oocitária em bovinos.

Processo: 13/06063-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Mayra Elena Ortiz D' Avila Assumpcao
Beneficiário:Juliana de Carvalho Delgado
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bovinos   Maturação   Oócitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bovino | Fator de Crescimento Fibroblástico 16 (FGF16) | Maturação | oócito | Proteína Morfogênica Óssea 15 (BMP15) | Biotecnologia da Reprodução em bovinos

Resumo

A resposta da produção de embriões in vitro (PIV) é reduzida quando comparada à in vivo. Os meios artificiais empregados no laboratório não conseguem mimetizar, por completo, o ambiente materno, não suprindo as exigências fisiológicas do oócito (e do embrião). O aprimoramento do conhecimento dos mecanismos de maturação e capacitação de oócitos bovinos, bem como a compreensão da influência de fatores locais e sistêmicos, permite fornecer embasamento para incrementar os sistemas in vitro, aproximando-os do ideal fisiológico. Consequentemente, favorecerá a PIV de embriões tanto em quantidade de estruturas como em qualidade das mesmas. Estudos recentes demonstram o envolvimento dos fatores locais FGF16 e BMP15 em diversos tecidos e organismos animais. Porém pouco se tem descrito sobre as influências no processo de gametogênese, em especial no mecanismo de aquisição de maturação e capacitação do complexo cumulus-oócito (COC). O presente estudo visa investigar os efeitos da suplementação dos meios de maturação com FGF16, BMP15 e a interação entre eles sobre parâmetros importantes ao correto desenvolvimento do COC, tais como: maturação nuclear, expansão das células do cumulus, metabolismo energético, apoptose, produção de esteróides e expressão de genes marcadores de competência para o desenvolvimento em COCs bovinos. COCs maturados em meios de tratamento (controle, FGF16, BMP15 e FGF16 + BMP15) serão analisados em diferentes momentos da MIV (0, 12 e 24 horas), de modo a evidenciar as influências destes fatores ao longo da maturação. Com este trabalho, são esperados efeitos que favoreçam o processo de maturação e capacitação do COC e uma interação sinérgica entre o FGF16 e a BMP15.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DELGADO, JULIANA DE CARVALHO; HAMILTON, THAIS ROSE DOS SANTOS; MENDES, CAMILLA MOTA; SIQUEIRA, ADRIANO FELIPE PEREZ; GOISSIS, MARCELO DEMARCHI; BURATINI, JOSE; ASSUMPCAO, MAYRA ELENA ORTIZ D'AVILA. Bone morphogenetic protein 15 supplementation enhances cumulus expansion, nuclear maturation and progesterone production of in vitro-matured bovine cumulus-oocyte complexes. REPRODUCTION IN DOMESTIC ANIMALS, v. 56, n. 5, . (13/06063-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DELGADO, Juliana de Carvalho. Influência do fator de crescimento fibroblástico 16 (FGF16) e da proteína morfogênica óssea 15 (BMP15) na aquisição da competência oocitária em bovinos. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.