Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de tecnologias pós-colheita para prolongar a vida útil de flores de Alstroemeria

Processo: 13/08167-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Ben-Hur Mattiuzzo
Beneficiário:Vanessa Cury Galati
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Flores de corte   Pós-colheita
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fisiologia de pós-colheita | Flores de corte | qualidade decorativa | Tecnologia de Pós-Colheita | Pós-colheita

Resumo

Devido à escassez de estudos relacionados à fisiologia pós-colheita de flores, a presente pesquisa tem como objetivo estudar a conservação pós-colheita de inflorescências de Alstroemeria cv. Ajax, considerando os fatores associados à senescência floral e perda da vida decorativa. Os experimentos serão conduzidos em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial duplo. Serão contemplados cinco experimentos. No primeiro, as flores serão submetidas a quatro dose de silício (0; 28; 56; 84 mg.L-1) em solução de manutenção e armazenadas em temperatura de ambiente (22ºC). No segundo, as flores serão submetidas a cinco doses de cálcio (0; 10; 25; 50 e 100 mmol L-1) em solução de manutenção e armazenadas a 22ºC. No terceiro, as hastes serão acondicionadas em recipientes com água destilada e armazenadas em quatro temperaturas (4, 8, 12 e 22ºC). No quarto, as hastes serão dispostas em erlenmeyers contendo soluções de manutenção compostas pelos seguintes reguladores de crescimento: ácido giberélico e citocinina nas concentrações de 100 e 200 mg.L-1 cada. As flores serão armazenadas em temperatura de ambiente (22ºC). No quinto, será utilizado o 1-MCP, nas concentrações de 0; 100; 250 e 500 ppb. Todos os experimentos serão avaliados por um período de 12 dias. Serão analisados o teor de silício, o teor de cálcio, a taxa respiratória, produção de etileno, o conteúdo relativo de água, pigmentos, açúcares solúveis e redutores, atividade das enzimas polifenoloxidase e peroxidase, massa fresca e longevidade. Os resultados serão submetidos à análise de variância (ANOVA) utilizando o software SAS (SAS Institute Inc.) e o efeito dos tratamentos, quando significativo, será submetido ao Teste F. Diferenças significativas entre os resultados serão comparados usando diferença mínima significativa (DMS) com 95% de intervalo de confiança (Pd0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALATI, VANESSA CURY; CORREA MUNIZ, ANA CAROLINA; RIBEIRO GUIMARAES, JOAO EMMAUEL; FABRINO MATTIUZ, CLAUDIA MACHADO; MATTIUZ, BEN HUR. Conservation of Alstroemeria cut flowers stored under refrigeration. ACTA SCIENTIARUM-TECHNOLOGY, v. 43, . (13/08167-1)