Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da inclinação das cúspides e rigidez de material restaurador na distribuição de cargas e resistência à fratura de restaurações totais

Processo: 13/14831-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Alexandre Luiz Souto Borges
Beneficiário:Aline Lins de Lima
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Resistência à fratura   Prótese fixa   Método dos elementos finitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise por elementos finitos | Prótese Fixa | resistência à fratura | Materiais Odontológicos (Prótese)

Resumo

O presente trabalho terá como objetivo avaliar se diferentes inclinações de cúspides fornecidas pela biblioteca do Sistema CEREC (Sirona, São Paulo, São Paulo, Brasil) de restaurações totais, combinadas com materiais com diferentes rigidez, influenciam na distribuição de tensões e consequentemente na resistência à fratura. Serão realizados dois tipos de ensaio, um in vitro e outro in silico. Três padrões da biblioteca do sistema CEREC, Individual, Adulto e Jovem, serão escolhidos e primeiramente confeccionados em CADWaxx (VITA Zanhfabrik, Badsackinge, Alemanha) para escaneamento e obtenção de uma imagem tridimensional em padrão .stl que será importado pelo software CAD (Computer Aided Design), Rhinoceros 4.0 ( McNeel North America - Seattle - EUA), e a geometria resultante exportada para o software de elementos finitos ANSYS 13.0 (ANSYS, Inc. Southpointe - Canonsburg - USA) para compreensão do tipo e localização da fratura encontrada no ensaio in vitro. No ensaio in vitro 60 padrões usinados em resina epóxica, G10 (Accurate, USA), serão distribuídos em seis grupos de acordo com padrão oclusal, Individual, Adulto e Jovem, e material da coroa total, alto e baixo módulo elástico. Todas as coroas serão cimentadas adesivamente e submetidos ao ensaio monotônico, em máquina de ensaio universal EMIC (DL 200 MF-EMIC, Equipamentos e Sistemas de Ensaio Ltda, São José dos Pinhais, Paraná-Brasil), com velocidade 0.5 mm/min, para a determinação da resistência à fratura. Todas as fraturas serão classificadas quanto a localização e padrão de falhas em microscopia óptica 60x e varredura para a origem da falha. Os resultados experimentais serão submetidos a um teste estatístico adequado para realizar inferência nas hipóteses par um nível significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUTO BORGES, ALEXANDRE LUIZ; MENDES TRIBST, JOAO PAULO; DE LIMA, ALINE LINS; DE OLIVEIRA DAL PIVA, AMANDA MARIA; OZCAN, MUTLU. Effect of occlusal anatomy of CAD/CAM feldspathic posterior crowns in the stress concentration and fracture load. CLINICAL AND EXPERIMENTAL DENTAL RESEARCH, . (13/14831-1, 14/00668-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Aline Lins de. Influência da geometria oclusal e material restaurador na carga para fratura e distribuição de tensões em coroas totais. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Ciência e Tecnologia. São José dos Campos São José dos Campos.