Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da resiliência ecológica da avifauna em um fragmento reflorestado na cidade de Mauá-SP

Processo: 14/00179-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Wesley Rodrigues Silva
Beneficiário:César Augusto Estevo
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia animal   Avifauna   Fragmentos florestais   Resiliência e desastres naturais   Habitat   Aves
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aves | guildas alimentares | Mancha Florestal | parque urbano | resiliencia ecológica | Ecologia de aves

Resumo

A fragmentação de habitat pode ser considerada hoje como uma das maiores ameaças à biodiversidade. As cidades têm contribuído para a fragmentação, através da supressão florestal e da conversão de áreas florestadas em ambientes urbanos. Por vezes, pequenas parcelas verdes podem ser mantidas nas cidades e servir de abrigo e refúgio para diversas espécies de aves. Em Mauá-SP, o Parque Ecológico do Guapituba, com cerca de 536.760 m², será estudado para se avaliar a resiliência ecológica das comunidades de aves e identificar que espécies de aves são mais resilientes. Para tal serão utilizadas duas manchas de mata no parque, com tamanho e formato diferentes. Nestas manchas serão estabelecidos diversos pontos de escuta para o levantamento da avifauna. As espécies de aves serão classificadas em guildas alimentares, como forma de análise da resiliência ecológica. A composição e abundância de espécies em cada guilda serão comparadas entre as áreas para se determinar a variação na resiliência das espécies em função da diferença no tamanho e formato das áreas, bem como do distanciamento em relação à mancha maior e de melhores condições. Espera-se que espécies que se mantenham presentes e não sofram redução de abundância entre as duas condições de habitat possam ser consideradas resilientes, contribuindo assim para o planejamento de medidas de conservação de fragmentos florestais urbanos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ESTEVO, CESAR A.; NAGY-REIS, MARIANA BALDY; SILVA, WESLEY RODRIGUES. Urban parks can maintain minimal resilience for Neotropical bird communities. URBAN FORESTRY & URBAN GREENING, v. 27, p. 84-89, . (14/00179-3)