Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto do gerenciamento da farmacoterapia em pacientes portadores de Doença de Alzheimer

Processo: 14/00312-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Patricia de Carvalho Mastroianni
Beneficiário:Fernanda Mariana de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Atenção farmacêutica   Tratamento farmacológico   Doença de Alzheimer   Adesão à medicação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adesão a medicação | Cuidados Farmacêuticos | Doença de Alzheimer | Experiência Farmacoterapêutica | idoso | Atenção Farmacêutica

Resumo

A demência é caracterizada por perda da memória associada a uma disfunção cognitiva, a qual interfere diretamente no processo de aprendizagem, desempenho social e profissional; sendo a principal causa de demência, a Doença de Azheimer (DA). No Brasil, os pacientes recebem os medicamentos para DA através do Programa de Medicamentos Excepcionais, que garante ao paciente, o tratamento através do fornecimento de medicamentos com elevado valor agregado. Mesmo com acesso, pouco se sabe a respeito da efetividade, segurança e cumprimento da farmacoterapia nesse grupo de pacientes. Os objetivos do estudo visam promover a adesão e estabelecer estratégias para resolver Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM's) em pacientes com DA. Para tanto, pretende-se realizar um estudo descritivo, quase-experimental e longitudinal não-controlado, no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015, no Centro de Referência do Idoso de Araraquara (CRIA). Os pacientes incluídos na pesquisa deverão ter diagnóstico de DA e estar em uso de medicamentos fornecidos pelo Programa de Medicamentos Excepcionais. Para coleta de dados será empregado a técnica de seguimento farmacoterapêutico, realizado por meio de visitas farmacêuticas que compreende as etapas de avaliação inicial, plano de cuidados (intervenção farmacêutica) e avaliação de resultados. Os resultados serão monitorados quanto ao cumprimento da farmacoterapia, avaliação cognitiva e outros parâmetros clínicos relacionados com seus problemas de saúde e resolução dos PRM's antes e depois do seguimento proposto. Os resultados esperados incluem o conhecimento das experiências farmacoterapêuticas dos pacientes com DA, como elas influenciam na adesão e em outros PRM's e como elas podem contribuir para resolução destes problemas, além da avaliação do impacto do seguimento farmacoterapêutico na melhora cognitiva e outros parâmetros clínicos monitorados e avaliados individualmente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MASTROIANNI, PATRICIA DE CARVALHO; FORGERINI, MARCELA. Compliance and drug-related problems in probable Alzheimer's disease elderly. INTERNATIONAL PSYCHOGERIATRICS, v. 31, n. 11, SI, p. 1677-1678, . (14/00312-5, 18/07501-9)
MARCELA FORGERINI; ROSA CAMILA LUCCHETTA; FERNANDA MARIANA OLIVEIRA; MARIA TERESA HERDEIRO; MARISA VEIGA CAPELA; PATRÍCIA DE CARVALHO MASTROIANNI. Impact of pharmacist intervention in patients with Alzheimer's disease. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, v. 58, . (18/07501-9, 14/00312-5)
PATRÍCIA DE CARVALHO MASTROIANNI; MARCELA FORGERINI. AJUSTES DA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS PARA PACIENTES IDOSOS COM DISFAGIA: UM RELATO DE CASO. Dement. Neuropsychol., v. 12, n. 1, p. 97-100, . (14/00312-5)
MASTROIANNI, PATRICIA DE CARVALHO; FORGERINI, MARCELA. Compliance and drug-related problems in probable Alzheimer's disease elderly. INTERNATIONAL PSYCHOGERIATRICS, v. 31, n. 11, p. 2-pg., . (18/07501-9, 14/00312-5)