Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos endoparasitos do curimbatá Prochilodus lineatus (Valenciennes, 1837) (Characiformes: Prochilodontidae) coletado no rio Tietê, São Paulo, Brasil

Processo: 14/06332-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Rodney Kozlowiski de Azevedo
Beneficiário:Rodrigo Severiano Rocha
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade do Sagrado Coração (USC). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Parasitologia   Ictiologia   Potencial hídrico   Eutrofização   Prochilodus lineatus   Rio Tietê
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Parasitos de Peixes | Rio Tietê | Ictioparasitologia

Resumo

O rio Tietê constitui um dos principais rios do Estado de São Paulo, visto que tem sua nascente na cidade de Salesópolis e corta todo o Estado, inclusive a região metropolitana da capital. Dessa forma esse rio representa um grande potencial físico e econômico para o desenvolvimento dos municípios e de todo o Estado, já que em seu percurso abastece inúmeras cidades do interior e da capital, sendo suas águas utilizadas para uso doméstico, industrial, transporte, recreação, irrigação, lazer e geração de energia. Destacando o último tópico, no geral seu potencial hídrico para geração de energia é bem aproveitado, porém apesar da produção energética ser de extrema importância para toda a comunidade, as construções de usinas hidroelétricas acarretam grandes impactos ambientais para a fauna e flora do local da construção. Dessa forma, o município de Bariri localizado no centro oeste do Estado de São Paulo, recebeu no ano de 1965 a construção de uma usina hidrelétrica que abasteceria grande parte do interior paulista, porém, quase que contraditoriamente, a cidade de Itapuí, município vizinho que também possuí o privilégio de ser banhada pelo rio Tietê, teve grande parte de suas terras inundadas tornando esse trecho do rio que corta a cidade extremamente profundo e grande vítima de eutrofização. A análise da fauna parasitária de espécies de peixes vem representando uma grande aliada na medição dos impactos ambientais, já que a estreita relação parasito/hospedeiro necessita de fatores ambientais em extrema harmonia para que ocorra em equilíbrio. Baseando-se nesse contexto, o presente estudo visa analisar a biodiversidade dos endoparasitos do peixe Prochilodus lineatus, coletado no trecho do rio Tietê que atravessa o município de Itapuí sob influência da represa de Bariri conhecida como Álvaro de Souza Lima.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, RODRIGO SEVERIANO; PELEGRINI, LARISSA SBEGHEN; CAMARGO, ALINE DE ALMEIDA; ABDALLAH, VANESSA DORO; DE AZEVEDO, RODNEY KOZLOWISKI. Sphincterodiplostomum musculosum (Digenea, Diplostomidae) em Geophagus brasiliensis (Perciformes, Cichlidae) coletados em um lago no Município de Dois Córregos, São Paulo, Brasil. Ciência Rural, v. 45, n. 12, p. 2223-2228, . (12/23655-0, 14/06332-8)