Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de compostos fenólicos derivados do pré-tratamento de biomassa nas atividades celulásica e xilanásica

Processo: 14/09157-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Teixeira de Moraes Polizeli
Beneficiário:Michele Michelin
Supervisor: Michael R. Ladisch
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Purdue University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/09889-8 - Desenvolvimento de Processos de Auto-hidrólise da Palha e Bagaço da Cana-de-Açúcar para Produção em Biorreatores de Enzimas que Degradam Biomassa, BP.PD
Assunto(s):Celulase   Compostos fenólicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autohidrólise | Celulases | Compostos fenólicos | Xilanases | Inibição Enzimática

Resumo

A utilização exaustiva e impacto negativo dos combustíveis fósseis no ambiente levaram à busca de materiais renováveis para a produção de combustíveis alternativos. Uma das possibilidades é a produção de bioetanol a partir de biomassa lignocelulósica. Várias etapas estão envolvidas neste processo, que devem ser optimizadas. O pré-tratamento da biomassa é uma das etapas mais críticas uma vez que nenhum pré-tratamento ideal foi encontrado até agora. Além disso, o pré-tratamento da biomassa tem o efeito prejudicial da liberação de uma grande variedade de compostos, tais como compostos fenólicos, os quais são inibitórios para as enzimas celulolíticas/hemicelulotíticas, reduzindo as suas atividades. Pré-tratamento de autohidrólise tem sido apontado como uma boa opção para o pré-tratamento da biomassa, uma vez que não é considerado tão severo como os que utilizam reagentes químicos. O objetivo do presente projeto (BEPE) é determinar e quantificar os compostos fenólicos que são liberados durante o pré-tratamento de autohidrólise e analisar o efeito inibitório destes compostos durante a hidrólise enzimática. O processo de autohidrólise da palha e bagaço de cana-de-açúcar e a produção de celulases e xilanases são parte do Projeto FAPESP 12/09889-8, sendo que a análise inibidores (BEPE) será importante para concluir esta tarefa do projeto atual. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MICHELIN, MICHELE; XIMENES, EDUARDO; TEIXEIRA DE MORAES POLIZELI, MARIA DE LOURDES; LADISCH, MICHAEL R.. Effect of phenolic compounds from pretreated sugarcane bagasse on cellulolytic and hemicellulolytic activities. Bioresource Technology, v. 199, p. 275-278, . (14/09157-2)