Busca avançada
Ano de início
Entree

Estratégias de manejo do pastejo e o desempenho e a emissão de metano entérico de vacas leiteiras em capim-elefante cv. Cameroon

Processo: 14/20182-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2019
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Pastagens e Forragicultura
Pesquisador responsável:Sila Carneiro da Silva
Beneficiário:Marilia Barbosa Chiavegato
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade do leite   Metano entérico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estratégia de pastejo | Metano Entérico | Produção Leite | Qualidade do leite | Produção pecuária sustentável

Resumo

Observa-se atualmente aumento significativo nos índices de produção de leite no Brasil, porém o valor absoluto da produção no país ainda é baixo, em relação aos principais países produtores de leite no mundo. As pastagens são característica comum dos diferentes sistemas de produção de leite e assim a identificação de práticas adequadas e eficientes de manejo do pastejo é essencial. A estratégia de manejo adequada é aquela que permite o aumento da produtividade por vaca e por área, mas que simultaneamente promove o desenvolvimento sustentável da atividade leiteira em longo prazo, sem degradação das pastagens e com baixo impacto ambiental. Atualmente, a preocupação ambiental é indissociável da produção pecuária bem sucedida. Uma das principais preocupações ambientais associadas à pecuária leiteira é a produção de metano (CH4) entérico. A estratégia de pastejo afeta a estrutura do dossel e, por conseguinte, a taxa de acúmulo de forragem, a composição química da forragem produzida e, finalmente, o desempenho animal e as emissões de CH4 entérico. A presente proposta de pesquisa avaliará dois níveis de estratégias de manejo do pastejo em relação ao desempenho animal, produção de leite e mitigação das emissões de CH4 entérico para a atmosfera. Na primeira etapa serão avaliados os efeitos da colheita da forragem com 95% de interceptação luminosa (IL) e com máxima IL. A segunda etapa representa um refinamento da primeira etapa; uma vez identificado o ponto ideal de colheita da forragem, o efeito do horário da troca de animais entre piquetes será avaliado quanto ao desempenho animal, produção de leite e mitigação das emissões de CH4 entérico. Espera-se com os resultados dessa pesquisa identificar estratégias de pastejo que contribuam para o aumento sustentável da produção de leite de alta qualidade, sem aumentar os custos de produção.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CONGIO, GUILHERMO F. S.; BATALHA, CAMILA D. A.; CHIAVEGATO, MARILIA B.; BERNDT, ALEXANDRE; OLIVEIRA, PATRICIA P. A.; FRIGHETTO, ROSA T. S.; MAXWELL, THOMAS M. R.; GREGORINI, PABLO; DA SILVA, SILA C.. Strategic grazing management towards sustainable intensification at tropical pasture-based dairy systems. Science of The Total Environment, v. 636, p. 872-880, . (14/20182-9, 16/22040-2)
CONGIO, GUILHERMO F. S.; CHIAVEGATO, MARILIA B.; BATALHA, CAMILA D. A.; OLIVEIRA, PATRICIA P. A.; MAXWELL, THOMAS M. R.; GREGORINI, PABLO; DA SILVA, SILA C.. Strategic grazing management and nitrous oxide fluxes from pasture soils in tropical dairy systems. Science of The Total Environment, v. 676, p. 493-500, . (14/20182-9, 16/22040-2)
ARAUJO BATALHA, CAMILA DELVEAUX; DE SOUZA CONGIO, GUILHERMO FRANKLIN; CHIAVEGATO, MARILIA BARBOSA; BERNDT, ALEXANDRE; SHIRAISHI FRIGHETTO, ROSA TOYOKO; PORTELA SANTOS, FLAVIO AUGUSTO; DA SILVA, SILA CARNEIRO. Effect of timing of paddock allocation in tropical grass on performance, nitrogen excretion, and enteric methane emissions from dairy cows. ANIMAL SCIENCE JOURNAL, v. 93, n. 1, p. 9-pg., . (16/22040-2, 14/20182-9)