Busca avançada
Ano de início
Entree

O manejo terapêutico no Grupo Comunitário de Saúde Mental

Processo: 15/00139-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2015
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Carmen Lúcia Cardoso
Beneficiário:Ana Paula Craveiro Prado
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia da saúde   Saúde mental   Promoção da saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Grupo Comunitário de Saúde Mental | Grupos | Manejo Terapêutico | Saúde Mental | Psicologia da Saúde

Resumo

O campo da saúde, especialmente no que se refere à saúde mental, passa por um contínuo processo de transformação, buscando encontrar possibilidades alternativas ao modelo de assistência asilar. Nesse contexto, as intervenções em grupo ganharam destaque como possibilidade terapêutica efetiva e viável para diversos públicos e demandas. Uma importante perspectiva dos grupos é o manejo terapêutico realizado, que influencia o potencial terapêutico do trabalho, bem como seu desenvolvimento. O Grupo Comunitário de Saúde Mental (GCSM) é uma modalidade de cuidado e de promoção de saúde que traz novas possibilidades de atuação diante do sofrimento psíquico, propondo o cuidado com a saúde mental através de uma atitude de atenção e valorização do cotidiano e da pessoa. Pretende-se, com essa pesquisa, compreender o manejo terapêutico realizado no GCSM e sua relação com o desenvolvimento e particularidades deste. O corpus será composto por transcrições de seis encontros do grupo, no HD-FMRP-USP, cujo conteúdo audiogravado pertence ao registro histórico desta instituição. Será realizada uma análise qualitativa da participação e das intervenções do coordenador durante tais encontros; para tal, a Análise de Conteúdo Temática - composta por pré-análise, exploração dos dados e tratamento e interpretação dos resultados obtidos - será utilizada. A sistematização, em um estudo científico, do manejo terapêutico realizado no GCSM pode colaborar com a compreensão do grupo, como um todo, e também, do manejo terapêutico realizado em contextos grupais, de forma geral.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA PAULA CRAVEIRO PRADO; CARMEN LÚCIA CARDOSO. COORDENAÇÃO GRUPAL EM UMA MODALIDADE DE CUIDADO: GRUPO COMUNITÁRIO DE SAÚDE MENTAL. Psicol. estud., v. 25, . (15/00139-4)