Busca avançada
Ano de início
Entree

A Atenção Primária à Saúde e programas de redução de iniquidades sociais no território

Processo: 15/00746-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Regina Célia Fiorati
Beneficiário:Regina Célia Fiorati
Pesquisador Anfitrião: Maria Del Pilar Serrano Gallardo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad Autónoma de Madrid (UAM), Espanha  
Assunto(s):Determinantes sociais da saúde   Iniquidade social   Atenção primária à saúde   Vulnerabilidade social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atenção primária a saúde | Determinantes sociais da saúde | Iniquidade social | vulnerabilidade social | Atenção Primária à Saúde

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral: analisar as potencialidades e dificuldades da implementação de programas, orientados para uma atenção primária intersetorial envolvendo saúde e assistência social, de enfrentamento à pobreza e às iniquidades sociais em territórios que apresentam fortes índices de vulnerabilidade social com base na percepção dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). Os objetivos específicos são: caracterização sociodemográfica, econômica e cultural dos territórios envolvidos; caracterização dos serviços e profissionais da Atenção Primária à Saúde dos territórios envolvidos; identificação de grupos em vulnerabilidade social nos territórios correspondentes; identificação de iniciativas de suporte social existentes nos territórios; interpretação da percepção dos profissionais da APS acerca dos programas propostos; e construção de referencial teórico para iniquidade social. Trata-se de estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa. As técnicas de coleta de dados serão grupos focais e questionários. O local da pesquisa será nos Núcleos de Saúde da Família da região oeste do município de Ribeirão Preto-SP. Os sujeitos da pesquisa serão profissionais que atuam nos Núcleos de Saúde da Família selecionados para o estudo. Os dados dos grupos focais serão analisados segundo referencial teórico da hermenêutica Crítica de Jürgen Habermas e tendo como base sua Teoria da Ação Comunicativa. Os dados dos questionários serão analisados por frequência de ocorrência e computadas através de porcentagem simples. Para desenvolvimento dessa pesquisa prevê-se estágio na cidade de Madrid, Espanha visando a realização dos objetivos de caracterização dos serviços de Atenção Primária à Saúde e construção de referencial teórico para iniquidades sociais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIORATI, REGINA CELIA; ARCENCIO, RICARDO A.; SEGURA DEL POZO, JAVIER; RAMASCO-GUTIERREZ, MILAGROS; SERRANO-GALLARDO, PILAR. Intersectorality and social participation as coping policies for health inequities-worldwide. GACETA SANITARIA, v. 32, n. 3, p. 304-314, . (15/00746-8)