Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da luz e de soluções desinfetantes na estabilidade óptica de escalas de cor para Odontologia

Processo: 15/00848-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2015
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Fernanda de Carvalho Panzeri
Beneficiário:Eduardo José Soares
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Materiais dentários   Materiais restauradores do canal radicular   Restauração dentária   Estética dentária   Desinfecção   Desinfetantes de equipamento odontológico   Estabilidade de cor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desinfecção | Escalas de cor | Estabilidade de cor | luz | Materiais Odontológicos

Resumo

O procedimento de seleção de cor de materiais restauradores depende de uma escala e está intimamente relacionada à qualidade estética da restauração. Este estudo terá por objetivo avaliar o efeito da luz e de soluções desinfetantes na estabilidade óptica de escalas utilizadas para seleção de cor de materiais restauradores estéticos. Cinquenta escalas de cor (Biotone IPN, Dentsply) serão submetidas à leitura de cor inicial (EasyShade, Vita) com utilização de dispositivo padronizador da posição para leitura. Em seguida, serão separados em 5 grupos (n=10), segundo o tratamento a que será realizado. O grupo G1 será submetido à ação da água destilada (controle). Os grupos G2 e G3 serão submetidos a desinfecção por álcool 70% e hipoclorito de sódio 1% respectivamente, por meio de borrifação das soluções, simulando 6 meses de uso em consultório. O grupo G4 será mantido em total ausência de luz (controle) e o Grupo G5 será mantido sob a ação de luz fluorescente ambiente pelo mesmo período de teste, após o qual leituras de cor final serão obtidas. Os valores obtidos para estabilidade de cor (“E) e suas coordenadas, para cada cor da escala, serão analisados segundo a distribuição dos dados e teste estatístico apropriado.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOARES, EDUARDO JOSE; TONANI, RAFAELLA; MARTINS GIAMATEI CONTENTE, MARTA MARIA; FERRAZ ARRUDA, CAROLINA NORONHA; PANZERI PIRES-DE-SOUZA, FERNANDA DE CARVALHO. Color stability of denture shade tabs is affected by exposure to daylight and decontamination protocols. COLOR RESEARCH AND APPLICATION, v. 43, n. 5, p. 779-784, . (15/00848-5)