Busca avançada
Ano de início
Entree

Evolução do dimorfismo sexual dependente de condição em um clado de aracnídeos neotropicais: uma análise comparativa da hipótese de captura gênica

Processo: 15/06734-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2018
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Glauco Machado
Beneficiário:Diogo Soares Menezes Samia
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aracnídeos   Opiliona   Seleção sexual   Caracteres sexuais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condição | conflito sexual intra-locus | correlação genética | opiliones | Seleção sexual | biologia evolutiva

Resumo

Apesar do dimorfismo sexual ser amplamente documentado na natureza, os mecanismos responsáveis por sua evolução ainda são pouco compreendidos. Quando os genes que codificam uma estrutura sexualmente dimórfica estão presentes em indivíduos de ambos os sexos, a expressão desta estrutura está sujeita a uma correlação genética inter-sexual que atua contra a evolução do dimorfismo sexual. A hipótese de captura gênica provê uma possível explicação sobre como a arquitetura genética das espécies pode se modificar e permitir a evolução do dimorfismo sexual. Essa hipótese postula que o dimorfismo sexual é resultado de uma epistasia entre um locus ancestral (independente de condição) expresso em ambos os sexos e outros loci relacionados à eficiência na obtenção e alocação de recursos. O efeito epistático seria mediado por reguladores genéticos que respondem à condição corporal e se manifestam apenas nos machos. O objetivo deste projeto será testar duas predições centrais da hipótese de captura gênica usando espécies de opiliões da subfamília Mitobatinae como modelo de estudo. Predição 1: características mais custosas capturam maior variação na condição-dependência dos indivíduos do que características menos custosas. Predição 2: a captura gênica pode promover uma quebra da correlação genética inter-sexual e liberar os machos para desenvolverem características que se distanciam muito do ótimo fenotípico das fêmeas. Os resultados obtidos a partir deste projeto representarão um avanço importante, pois proverão o primeiro teste empírico para a hipótese de captura gênica usando uma abordagem comparativa e incluindo um grande número de espécies. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAMIA, DIOGO S. M.; BLUMSTEIN, DANIEL T.; DIAZ, MARIO; GRIM, TOMAS; DIEGO IBANEZ-ALAMO, JUAN; JOKIMAKI, JUKKA; TATTE, KUNTER; MARKO, GABOR; TRYJANOWSKI, PIOTR; MOLLER, ANDERS PAPE. Rural-Urban Differences in Escape Behavior of European Birds across a Latitudinal Gradient. FRONTIERS IN ECOLOGY AND EVOLUTION, v. 5, . (15/06734-1)
MACHADO, GLAUCO; BUZATTO, BRUNO A.; SAMIA, DIOGO S. M.. It is not always about body size: evidence of Rensch's rule in a male weapon. BIOLOGY LETTERS, v. 17, n. 6, . (15/06734-1, 15/10448-4)