Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de imagens na predição do peso de suínos

Processo: 15/07254-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2015
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Késia Oliveira da Silva Miranda
Beneficiário:Isabella Cardoso Ferreira da Silva Condotta
Supervisor: Tami Brown-Brandl
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: U.S. Meat Animal Research Center (MARC), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/18458-6 - Análise de imagens na predição do peso de suínos em crescimento-terminação, BP.IC
Assunto(s):Ambiência (biotérios)   Bem-estar do animal   Zootecnia   Suínos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiência | bem-estar | zootecnia de precisão | Ambiência Animal

Resumo

A produção de alimentos exige, cada vez mais, produtos derivados de animais criados de forma a respeitar os preceitos de bem-estar. O sistema de criação intensivo possui diversas fontes geradoras de estresse, fazendo-se necessária a busca por alternativas que promovam a melhoria dessas condições. A influência humana nas atividades de manejo animal, além de elevar os custos de produção, torna-se mais uma fonte geradora de estresse ao longo do ciclo produtivo. Como forma de eliminar este problema, o desenvolvimento de métodos de acompanhamento das condições físicas dos animais à distância e em tempo real, surge como alternativa. Desta forma, a qualidade dos dados obtidos e os níveis de qualidade de carcaça e conversão alimentar são melhorados, possibilitando a abertura de novos mercados e fortificando a produção e a exportação da carne de suínos no Brasil. A pesagem de suínos exige a movimentação para as balanças, tornando o procedimento desgastante tanto para os animais quanto para os manejadores. Diversos pesquisadores demonstraram com sucesso que as dimensões de suínos extraídas a partir de imagens digitais (2D) podem ser usadas para predizer o peso com aproximadamente 5% de erro. Porém, a automatização desta abordagem é dificultada, pois apresenta problemas de diferenciação clara entre a cor do animal e do ambiente. Como alternativa, apresenta-se a utilização de uma câmera 3D, que elimina este problema. Sendo assim, este projeto objetiva determinar o perfil de crescimento (dimensões e pesos dos animais) para 3 linhagens genéticas comerciais de suínos (Duroc, Landrace e Yorkshire), bem como desenvolver um método de predição de peso utilizando uma câmera 3D de baixo custo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CONDOTTA, ISABELLA C. F. S.; BROWN-BRANDL, TAMI M.; SILVA-MIRANDA, KESIA O.; STINN, JOHN P.. Evaluation of a depth sensor for mass estimation of growing and finishing pigs. BIOSYSTEMS ENGINEERING, v. 173, p. 8-pg., . (15/07254-3)
CONDOTTA, ISABELLA C. F. S.; BROWN-BRANDL, TAMI M.; SILVA-MIRANDA, KESIA O.; STINN, JOHN P.. Evaluation of a depth sensor for mass estimation of growing and finishing pigs. BIOSYSTEMS ENGINEERING, v. 173, n. SI, p. 11-18, . (15/07254-3)