Busca avançada
Ano de início
Entree

A utilização do sistema de acompanhamento de crianças na perspectiva da educação inclusiva

Processo: 15/10039-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 10 de setembro de 2015
Data de Término da vigência: 09 de março de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Carla Cilene Baptista da Silva
Beneficiário:Carla Cilene Baptista da Silva
Pesquisador Anfitrião: Maria Gabriela Correia de Castro Portugal
Instituição Sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Aveiro (UA), Portugal  
Assunto(s):Educação infantil   Educação inclusiva   Qualidade da educação   Acesso à educação   Crianças   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação inclusiva | Educação Infantil | Sistema de Acompanhamento de Crianças | Educação Inclusiva

Resumo

Atualmente, a educação infantil brasileira passa por processo de intensa mudança em busca de acesso, permanência e qualidade. A presente pesquisa visa aprofundar os conhecimentos acerca do Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC) utilizado em escolas de Portugal na educação infantil, com especial enfoque para educação inclusiva brasileira, através do estudo exploratório da aplicação do SAC. Este sistema consiste em uma avaliação processual e contextual que baseia-se numa atitude do educador e propõe um ciclo contínuo composto por três fases: observação; avaliação, reflexão e intervenção, cujos parâmetros são o Bem Estar Emocional e a Implicação das crianças. A coleta de dados esta sendo realizada no Brasil, com 6 professoras de educação infantil da rede pública municipal da cidade de Santos, no primeiro semestre de 2015. Para a utilização do SAC por parte dos participantes, estão sendo realizados encontros quinzenais, entre a pesquisadora e os professores para apresentação, estudo e discussão do SAC, assim como das fichas que o compõem. Após a aplicação das 3 fases, serão realizadas entrevistas com as professoras participantes sobre o uso do mesmo no cotidiano escolar e como este sistema pode auxiliar nos processos de inclusão escolar. A análise dos dados será realizada conjuntamente à outras atividades previstas para o estágio de pós doutoramento, a partir do segundo semestre de 2015. Acredita-se que tal estudo poderá contribuir para o conhecimento produzido sobre a qualidade da educação infantil na perspectiva da educação inclusiva, assim como para a formação de professores e realização de estudos futuros, incentivando o intercâmbio de pesquisadores e a internacionalização da universidade pública. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARLA CILENE BAPTISTA DA SILVA; GABRIELA PORTUGAL. Avaliação e Inclusão na Pré-Escola: Experiências e Concepções de Professoras sobre a Utilização de um Sistema de Acompanhamento das Crianças. Rev. bras. educ. espec., v. 23, n. 3, p. 391-409, . (15/10039-7)