Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da intensidade sonora produzida por estéreos pessoais em jovens usuários

Processo: 15/13741-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Alessandra Giannella Samelli
Beneficiário:Tamara Rodrigues de Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Perda auditiva   Audição   Percepção sonora   Ruído   Jovens   Dosímetros   Inquéritos e questionários   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação do ruído | jovens | música amplificada | perda auditiva | Audiologia

Resumo

A exposição ao ruído intenso pode lesar as células ciliares do órgão de Corti e causar perda progressiva e irreversível da audição. Nesta última década, tem sido observado um aumento significativo na popularidade dos estéreos pessoais e muitos usuários ouvem música em ambientes ruidosos. Estudos têm levantado preocupações em relação ao uso de dispositivos de áudio portáteis, pois estes contribuem para o desenvolvimento de perda auditiva, provocando sintomas como distorção, zumbido, hiperacusia ou mudanças no limiar. Objetivos: avaliar e caracterizar os níveis de pressão sonora produzidos por estéreos pessoais em jovens usuários, por meio do equipamento Microphone In Real Ear (MIRE) Dosimeter System; caracterizar os hábitos de uso dos estéreos pessoais, por meio de um questionário; correlacionar as informações obtidas quanto aos níveis de pressão sonora dos estéreos pessoais com os hábitos descritos pelos usuários, buscando identificar possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de perdas auditivas relacionadas ao uso destes equipamentos sonoros; orientar os jovens usuários quanto aos possíveis riscos para a saúde auditiva envolvidos no uso de estéreos pessoais, bem como formas de minimizar estes riscos. Métodos: Participarão deste estudo 30 pessoas, de ambos os sexos, universitários, que refiram o hábito de utilizar estéreos pessoais por pelo menos uma vez ao dia. Inicialmente, será aplicado um questionário para avaliar os hábitos diários de uso dos estéreos pessoais. Em seguida, a medição da intensidade sonora dos estéreos pessoais será realizada, com o volume que o participante referir ouvir com maior frequência. Será realizada uma mensuração com microfone sonda utilizando o Dosímetro de Ruído Duplo Canal com Bandas de Oitava - SV 102, da marca Svantek. Posteriormente, os dados serão tabulados e uma análise descritiva será feita. Estes dados serão comparados com os hábitos auditivos referidos nos questionários.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, TAMARA R.; ROCHA, CLAYTON H.; RABELO, CAMILA M.; GOMES, RAQUEL F.; NEVES-LOBO, IVONE F.; SAMELLI, ALESSANDRA GIANNELLA. Personal Audio System: Hearing Symptoms, Habits, and Sound Pressure Levels Measured in Real Ear and a Manikin. JOURNAL OF SPEECH LANGUAGE AND HEARING RESEARCH, v. 63, n. 6, p. 2016-2026, . (15/13741-4)