Busca avançada
Ano de início
Entree

Bioestimulação de células pulpares pela adição de sinvastatina em cimentos de ionômero de vidro

Processo: 15/15635-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2015
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Carlos Alberto de Souza Costa
Beneficiário:Maria Luísa de Alencar e Silva Leite
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura de células
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biotividade | células pulpares | Cimentos de ionômero de vidro | Cultura Celular

Resumo

A capacidade de interagir com o complexo dentino-pulpar e auxiliar no processo de regeneração tecidual, por meio da modulação das respostas celulares, é uma característica altamente desejável para os materiais dentários empregados no tratamento de dentina profunda e exposição pulpar. Assim, este projeto tem como objetivo principal investigar a eficácia da incorporação da sinvastatina a cimentos de ionômero de vidro (CIV) na indução da atividade secretória de células odontoblastóides. A princípio, será determinada uma concentração bioativa e citocompatível da sinvastatina em células odontoblastóides MDPC-23. Três concentrações de sinvastatina serão inicialmente avaliadas (0,01 µM/L; 0,1 µM/L; 1 µM/L) e os seguintes parâmetros celulares serão analisados: viabilidade celular (Alamar Blue), atividade de fosfatase alcalina (Timolftaleína Monofosfato) e deposição de matriz mineralizada (Alizarin Red). De acordo com os resultados deste experimento, a concentração de sinvastatina a ser incorporada em um CIV convencional e modificado por resina será selecionada, sendo a liberação da mesma em meio úmido monitorada em diferentes períodos (Absorbância 428 nm). Em seguida, será avaliada a bioatividade cimentos contendo ou não sinvastatina. Para tanto, as células MDPC-23 serão semeadas na superfície inferior da membrana de transwells com poro de 3 µm (simulando o diâmetro dos túbulos dentinários em dentina profunda), sendo os materiais aplicados na superfície superior da membrana. Os parâmetros viabilidade celular, atividade de fosfatase alcalina e deposição de matriz mineralizada serão analisados após diferentes períodos de incubação. Os dados obtidos serão analisados quanto a sua normalidade e homocedasticidade para a escolha dos testes estatísticos (p=0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIA LUÍSA DE ALENCAR E SILVA LEITE; DIANA GABRIELA SOARES; FERNANDA GONÇALVES BASSO; JOSIMERI HEBLING; CARLOS ALBERTO DE SOUZA COSTA. Biostimulatory effects of simvastatin on MDPC-23 odontoblast-like cells. Brazilian Oral Research, v. 31, . (15/15635-7)
LEITE, MARIA LUISA; SOARES, DIANA GABRIELA; DE OLIVEIRA DUQUE, CARLA CAROLINE; FERREIRA BORDINI, ESTER ALVES; ANOVAZZI, GIOVANA; BASSO, FERNANDA GONCALVES; PALOMARI SPOLIDORIO, DENISE MADALENA; HEBLING, JOSIMERI; DE SOUZA COSTA, CARLOS ALBERTO. Positive influence of simvastatin used as adjuvant agent for cavity lining. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 23, n. 9, p. 3457-3469, . (15/15635-7)
DE ALENCAR E SILVA LEITE, MARIA LUISA; SOARES, DIANA GABRIELA; BASSO, FERNANDA GONCALVES; HEBLING, JOSIMERI; DE SOUZA COSTA, CARLOS ALBERTO. Biostimulatory effects of simvastatin on MDPC-23 odontoblast-like cells. BRAZILIAN ORAL RESEARCH, v. 31, p. 9-pg., . (15/15635-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEITE, Maria Luísa de Alencar e Silva. Bioestimulação transdentinária de células odontoblastóides através da aplicação de sinvastatina previamente ao uso do cimento de ionômero de vidro. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araraquara Araraquara.