Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da isquemia na patogênese dos aneurismas e dissecções da aorta ascendente

Processo: 15/24077-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Paulo Sampaio Gutierrez
Beneficiário:Paulo Sampaio Gutierrez
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mitocôndrias  Conexinas  Aorta 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aneurismas | aorta | conexinas | fator induzível por hipóxia | Mitocôndrias | Patologia Cardiovascular

Resumo

Aneurismas de aorta ascendente (AAAsc) - dilatações segmentares da artéria - e dissecções da aorta - em que há clivagem da parede no sentido longitudinal - têm muitos traços comuns: há lagos de acúmulo de material mucoide e fina fragmentação de fibras elásticas na túnica média, com infiltrado inflamatório escasso; foi detectada apoptose de células musculares lisas. O objetivo do presente projeto é avaliar eventual papel da isquemia nessas doenças, através de três enfoques: 1) verificação da incidência da necrose isquêmica em faixa e de alterações da vasa vasorum em AAAsc; 2) análise de mitocôndrias, as quais têm significativo papel na apoptose; 3) avaliação da expressão do fator induzível por hipóxia (FIHalfa1) e de conexina-43 (alterada em células musculares cardíacas na isquemia). Métodos: 1) análise retrospectiva das lâminas dos últimos 1000 pacientes operados por AAAsc não rotos; 2) análise em microscopia eletrônica de transmissão de 10 espécimes de aorta com dissecção aguda, mesmo número com aneurisma e, como controles, sem essas doenças, com e sem hipertensão arterial sistêmica, contando-se o número de mitocôndrias por unidade de área e a fração de área que ocupam; 3) avaliação da expressão de conexina-43 e FIHalfa1 por reações de imunoperoxidase em amostras correspondendo aos mesmos grupos do tópico anterior, quantificando-se a porcentagem de área da camada média arterial positiva por unidade de área com uso de programa de análise de imagens acoplado a microscópio. Análise estatística: as comparações entre os grupos serão feitas utilizando o método da análise de variança de dois caminhos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUTIERREZ, PAULO SAMPAIO; MARQUES PIUBELLI, MARIO LUIZ; NAAL, KALIL GEORGETTO; DIAS, RICARDO RIBEIRO; BORGES, LUCIANO FIGUEIREDO. Orignal Mitochondria in aneurysms and dissections of the human ascending aorta {*}. CARDIOVASCULAR PATHOLOGY, v. 47, . (15/24077-8)
GUTIERREZ, PAULO SAMPAIO; MARQUES PIUBELLI, MARIO LUIZ; NAAL, KALIL GEORGETTO; DIAS, RICARDO RIBEIRO; BORGES, LUCIANO FIGUEIREDO. Orignal Mitochondria in aneurysms and dissections of the human ascending aorta *. CARDIOVASCULAR PATHOLOGY, v. 47, p. 5-pg., . (15/24077-8)