Busca avançada
Ano de início
Entree

Reconstituição pleistocênica interdisciplinar de depósitos lacustres da serra sul de carajás, sudeste da amazônia

Processo: 15/25744-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2016
Data de Término da vigência: 31 de março de 2020
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Ruiz Pessenda
Beneficiário:Luiza Santos Reis
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/00995-7 - Estudos paleoambientais interdisciplinares na costa do Espírito Santo, AP.PFPMCG.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):17/20062-1 - Reconstituição hidroclimática do Quaternário tardio baseada na razão isotópica de hidrogênio em compostos específicos de sedimentos lacustres, sudeste da Amazônia., BE.EP.DR
Assunto(s):Clima   Estudos interdisciplinares   Vegetação   Amazônia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amazonia | Carajás | clima | espécies disjuntas | Interdisciplinaridade | Pleistoceno Superior | sedimentos lacustres | Vegetação | Reconstituição paleoambiental (vegetação e clima)

Resumo

A integração de ferramentas de caracterização cronológica como a datação C-14, sedimentológicas, geoquímicas convencionais e isotópicas e palinologia, é extremamente importante nos estudos sobre a evolução da paisagem e dinâmica da paleovegetação, com inferências às mudanças climáticas. Assim, com o intuito de elucidar questões referentes ao paleoclima na Amazônia, um testemunho sedimentar de ~10 m de profundidade será coletado em um lago ativo na Serra Sul de Carajás, sudeste da Amazônia, onde espera-se caracterizar registros das mudanças paleoambientais e paleoclimáticas dos últimos ~100.000 anos A.P. Para tal finalidade, dados faciológicos, isotópicos (delta 13C, delta 15N) e C/N serão utilizados em conjunto com os dados de pólen e esporos e de macro-fragmentos de carvão, que fornecerão informações singulares sobre os processos sedimentares, fontes de matéria orgânica, padrões da vegetação e dinâmica de paleoincêndios, permitindo uma reconstituição mais acurada das mudanças paleoambientais e das inferências paleoclimáticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIS, LUIZA SANTOS; BOULOUBASSI, IOANNA; MENDEZ-MILLAN, MERCEDES; FELIX GUIMARAES, JOSE TASSO; ROMEIRO, LUIZA DE ARAUJO; SAHOO, PRAFULLA KUMAR; RUIZ PESSENDA, LUIZ CARLOS. Hydroclimate and vegetation changes in southeastern Amazonia over the past similar to 25,000 years. QUATERNARY SCIENCE REVIEWS, v. 284, p. 15-pg., . (17/20062-1, 15/25744-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REIS, Luiza Santos. Reconstituição Pleistocênica e interdisciplinar de depósitos lacustres da Serra Sul de Carajás, sudeste da Amazônia. 2020. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.