Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelo de escolha de carne bovina

Processo: 15/25797-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Etiénne Groot
Beneficiário:Etiénne Groot
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas. Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Dracena. Dracena , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Elaine Mendonça Bernardes ; silvia maria almeida lima costa
Assunto(s):Preferências 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dracena | Experimento de escolha discreta de Melhor - Pior | Preferências | Comportamento de consumo

Resumo

A agropecuária é importante para qualquer país, pois além de produzir alimentos de alta qualidade, gera riqueza e empregos. O Brasil possui vantagens comparativas na produção pecuária. Mundialmente, somos os segundo maior produtor de carne bovina. A maior parte da nossa produção é destinada ao mercado interno. Como o poder de compra dos brasileiros tem aumentado, o mercado interno de carnes tem se expandido e o padrão de consumo tem se mostrado mais exigente. A percepção de qualidade dos consumidores tem jogado, cada vez mais, um papel decisivo em suas decisões de compra de carne bovina. Desta forma, o primeiro objetivo geral do presente trabalho é o estudo das preferências dos consumidores em relação à carne bovina, em Dracena/SP, onde carece este tipo de pesquisa. O segundo objetivo geral do trabalho é o uso do Experimento de Escolha Discreta de Melhor Pior (EEDMP) no estudo das preferências. O EEDMP tem sido empregado em vários ramos da ciência com o intuito de superar as limitações de outros métodos de pesquisa, como o uso de escalas ou de experimentos de escolhas discretas tradicionais. Apesar dos pontos positivos, alguns autores tem questionado a natureza da geração das informações das preferências, através das indicações das piores alternativas. O estudo buscará aprofundar mais na questão do uso das informações geradas pelas indicações das piores alternativas e, se possível, tratará de indicar aproximações mais adequadas com a teoria para a modelagem das escolhas. Espera-se também que as informações dos entrevistados possam ajudar na elaboração de políticas públicas ao setor, bem como auxiliar as empresas em suas estratégias de marketing. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ETIÉNNE GROOT. Segmentos de preferências na aquisição da carne bovina. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 59, n. 2, . (15/25797-4)