Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de Sistemas Hidrotermais por Meio de Tecnologias Espectrais: Estudo de Casos em Depósitos Auríferos na Cordilheira dos Andes (San Juan, Argentina) e Cráton Amazônico (Alta Floresta, Mato Grosso, Brasil)

Processo: 16/04370-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Diego Fernando Ducart
Beneficiário:Diego Fernando Ducart
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Adalene Moreira Silva ; Alvaro Penteado Crósta ; Ana Patricia Caires Pereira ; Benoit Rivard ; Carlos Roberto de Souza Filho ; catarina laboure bemfica toledo ; Diego Martín Guido ; Emmanuel John Carranza ; Guillermo Pablo Pensado ; Jorge Enrique Coniglio ; José Henrique da Silva Nogueira de Matos ; Maria José Maluf de Mesquita ; Roberto Perez Xavier
Assunto(s):Sensoriamento remoto  Alteração hidrotermal  Espectroscopia de reflectância 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alteração hidrotermal | espectroscopia de reflectância | Exploração Mineral | Sensoriamento Remoto | Sensoriamento Remoto e Geologia Espectral

Resumo

A proposta desta pesquisa está centrada no estudo de diferentes tipos de sistemas hidrotermais, por meio da aplicação de tecnologias espectrais distais e proximais, desde escala regional até a escala de detalhe, com o objetivo de compreender a estrutura paleohidrológica e a evolução desses sistemas e gerar subsídios para a proposição de modelos prospectivos e vetores para as zonas mineralizadas. Para tanto, dois sistemas auríferos com estilos de mineralização distintos, foram selecionados como estudos de caso: (1) o primeiro é representado por dois depósitos de ouro associados a intrusivas félsicas na Província Aurífera de Alta Floresta, sul do cráton Amazônico (Mato Grosso, Brasil), sendo um disseminado (Pé Quente) e outro venular (União do Norte); (2) o segundo é do tipo epitermal high sulphidation (Jagüelito) na Cordilheira dos Andes de San Juan (Argentina). Uma das vertentes do projeto está relacionada à aplicação de métodos de sensoriamento remoto com um alcance mais regional com o objetivo de identificar e mapear as zonas de alteração hidrotermal na área de Jagüelito. A outra vertente visará o mapeamento das zonas de alteração em todos os casos através das assembléias minerais e suas relações espaciais e temporais. Este estudo será realizado utilizando diferentes métodos, com base em dados de espectroscopia de reflectância do visível, infravermelho de ondas curtas e termal de amostras de superfície e de testemunhos de sondagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POGGI, LUCIANO; DUCART, DIEGO FERNANDO; MESQUITA, MARIA JOSE; MOREIRA, IGOR CAMARGO; BOSCATO GOMES, MARCIA ELISA; DE SOUZA FILHO, CARLOS ROBERTO. New Insights into the Evolution and Footprints of the Paraiba Au-Cu-Mo Deposit, Alta Floresta Mineral Province (Brazil), through Integration of Spectral and Conventional Methods. MINERALS, v. 12, n. 10, p. 34-pg., . (16/04370-5)