Busca avançada
Ano de início
Entree

Expectativas e motivações acerca do consumo de álcool durante a gravidez: um estudo clínico-qualitativo

Processo: 16/07530-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Débora Gusmão Melo
Beneficiário:Júlia Lustosa Martinelli
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez   Consumo de bebidas alcoólicas   Coleta de dados   Entrevistas (psicologia)   Pesquisa qualitativa   Estudo clínico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:consumo de álcool | Expectativa | gravidez | Motivação | Pesquisa Qualitativa | Genética clínica

Resumo

O consumo de álcool durante a gravidez é um problema de saúde pública em função da alta prevalência e das repercussões materno-fetais. O álcool é um teratógeno associado a diversos prejuízos no desenvolvimento embriofetal, especialmente no cérebro, que é o órgão mais vulnerável. A quantidade segura de álcool que uma grávida poderia consumir não está definida, por isso recomenda-se abstinência total durante toda gestação. Este projeto pretende investigar as expectativas e motivações para consumo de álcool durante a gravidez em um grupo de mulheres da cidade de São Carlos, São Paulo. Trata-se de pesquisa clínico-qualitativa, exploratória, na qual 15 mulheres que estiveram grávidas durante o ano de 2015, e que na ocasião do puerpério foram identificadas como consumidoras de bebida alcoólica durante a gravidez por meio do instrumento de rastreio T-ACE, serão entrevistadas em profundidade de acordo com um temário pré-estabelecido, que se traduzirá em questões abertas, articuladas dentro de uma rede complexa com o objeto do estudo. Os dados coletados serão gravados e os relatos serão transcritos, compondo um corpus que será investigado pela técnica de análise de conteúdo categorial temática. Os resultados serão organizados em categorias e temas, que serão examinados e discutidos com auxílio da literatura e da experiência clínica das pesquisadoras, por meio de abordagem compreensiva e interpretativa. Em última instância, pretende-se contribuir com assistência à saúde prestada à mulher e colaborar para construção de um programa de prevenção de atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, deficiência intelectual e defeitos congênitos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINELLI, JULIA LUSTOSA; RAMOS GERMANO, CARLA MARIA; DA SILVA DE AVO, LUCIMAR RETTO; BARCELLOS FONTANELLA, BRUNO JOSE; MELO, DEBORA GUSMAO. Alcohol Consumption During Pregnancy in Brazil: Elements of an Interpretive Approach. QUALITATIVE HEALTH RESEARCH, . (16/07530-3)
MARTINELLI, JULIA LUSTOSA; RAMOS GERMANO, CARLA MARIA; DA SILVA DE AVO, LUCIMAR RETTO; BARCELLOS FONTANELLA, BRUNO JOSE; MELO, DEBORA GUSMAO. Motivation for alcohol consumption or abstinence during pregnancy: A clinical-qualitative study in Brazil. PLoS One, v. 14, n. 10, . (16/07530-3)
MARTINELLI, JULIA LUSTOSA; RAMOS GERMANO, CARLA MARIA; DA SILVA DE AVO, LUCIMAR RETTO; BARCELLOS FONTANELLA, BRUNO JOSE; MELO, DEBORA GUSMAO. Alcohol Consumption During Pregnancy in Brazil: Elements of an Interpretive Approach. QUALITATIVE HEALTH RESEARCH, v. 31, n. 11, p. 2123-2134, . (16/07530-3)