Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de tecnologia educacional digital sobre prática sexual segura e contracepção com os adolescentes

Processo: 16/09102-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Luciana Mara Monti Fonseca
Beneficiário:Lilian Mayumi Chinen Tamashiro
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde da mulher   Saúde da criança   Saúde do adolescente   Adolescentes   Tecnologia educacional   Educação sexual   Anticoncepção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | Contracepção | prática sexual segura | tecnologia educacional digital | Saúde da Mulher e Saúde da Criança e do Adolescente

Resumo

A educação sexual na adolescência é de extrema importância para a saúde pública, visto que os adolescentes iniciam a prática sexual precocemente, podendo enfrentar diversos riscos como: as doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez indesejada, o aborto, dentre outros. Atualmente, a tecnologia está presente em todos os setores da vida social, inclusive no cotidiano dos adolescentes e também na educação. Com isso, os objetivos deste projeto são: identificar as necessidades de aprendizagem sobre a prática sexual segura e contracepção junto aos adolescentes; desenvolver uma tecnologia educacional digital sobre a prática sexual segura e contracepção, com a participação ativa dos adolescentes; avaliar as habilidades de interface da tecnologia educacional desenvolvida junto aos adolescentes. Embasado no design participativo, será construído um serious game, utilizando o modelo User-Centered Design, composto por 7 fases: escolha do tema e fatores motivacionais para o desenvolvimento do projeto; avaliação e análise das necessidades dos adolescentes sobre o tema; identificação de soluções baseadas na literatura; articulação dos objetivos, relacionando as necessidades de aprendizado e o conteúdo; análise de questionamentos dos adolescentes; desenvolvimento detalhado da temática e do conteúdo; avaliação e validação do game. Espera-se realizar um estudo completo juntamente aos adolescentes para verificar suas necessidades com relação ao tema e, assim, desenvolver o roteiro do jogo com base na literatura para garantir a veracidade do conteúdo. Pretende-se criar um game que se adapte às necessidades do usuário e impactar positivamente no comportamento dos adolescentes perante a prática sexual segura e contracepção, diminuindo os possíveis riscos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LILIAN MAYUMI CHINEN TAMASHIRO; LUCIANA MARA MONTI FONSECA. Desenvolvimento de serious game para aprendizagem sobre sexo seguro e contracepção na adolescência. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 32, . (16/09102-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAMASHIRO, Lilian Mayumi Chinen. Desenvolvimento de tecnologia educacional digital sobre prática sexual segura e contracepção com adolescentes. 2020. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.